25 de Abril
25 Fotos de Abril
Cartazes
Artigos
Documentos
Intervenções na AR
Imprensa 1974/1975
Poemas
Sons
Bibliografia
Exposição - 30 anos - 25 de Abril
Página Inicial

Sobre o falecimento do General Vasco Gonçalves - Nota do Secretariado do Comité Central do PCP
Sobre o falecimento do General Vasco Gonçalves - Nota do Secretariado do Comité Central do PCP
Sábado, 11 Junho 2005
Foi com profundo e sentido pesar que o Secretariado do Comité Central do PCP tomou conhecimento da morte do General Vasco Gonçalves.

O nome, a figura e a acção do General Vasco Gonçalves estão ligados a um período marcante da história do nosso País: o 25 de Abril e o processo revolucionário que lhe sucedeu – um processo que se traduziu em importantes e significativos avanços económicos, políticos, sociais, culturais, civilizacionais, um processo no decorrer do qual se iniciou a construção de uma democracia avançada tendo como referência primeira os interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

Enquanto militar de Abril e enquanto primeiro-ministro de vários governos provisórios, o General Vasco Gonçalves foi o fiel intérprete dos ideais de liberdade, de justiça social, de solidariedade, de fraternidade – dos ideais de Abril.

O Secretariado do CC do PCP presta a sua sentida homenagem a esta figura maior da história do nosso País que ficará na memória e no coração dos trabalhadores e do povo português.