Partido Comunista Português
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color
 
 

PCP no Campo Pequeno

Artigos do jornal Avante! sobre Congresso do PCP
Movimento operário e sindical - Intervenção de Paulo Raimundo
Domingo, 30 Novembro 2008
paulo_raimundo.jpg
Num quadro de agravamento da exploração, os últimos anos caracterizam-se por uma intensa, profunda e alargada luta da classe operária e dos trabalhadores, das maiores desde a Revolução de Abril. 
A CGTP-IN, no quadro das suas características de classe reafirmadas no seu XI Congresso, assumiu uma intervenção notável na dinamização da luta, alargando o seu prestígio e confirmando-se como a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, foi assim na Greve Geral de 30 de Maio de 2007, nas comemorações do 1.º de Maio e nas grandiosas manifestações nacionais de 12 de Outubro de 2006, 2 de Março e 18 de Outubro de 2007 e 5 de Junho de 2008;
 
Intervenção de Paulo Raimundo 
Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP


Num quadro de agravamento da exploração, os últimos anos caracterizam-se por uma intensa, profunda e alargada luta da classe operária e dos trabalhadores, das maiores desde a Revolução de Abril.
 
A CGTP-IN, no quadro das suas características de classe reafirmadas no seu XI Congresso, assumiu uma intervenção notável na dinamização da luta, alargando o seu prestígio e confirmando-se como a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, foi assim na Greve Geral de 30 de Maio de 2007, nas comemorações do 1.º de Maio e nas grandiosas manifestações nacionais de 12 de Outubro de 2006, 2 de Março e 18 de Outubro de 2007 e 5 de Junho de 2008;

Foi assim com as manifestações nacionais da juventude trabalhadora, com papel destacado da Interjovem, a propósito do 28 de Março, Dia Nacional da Juventude e na campanha nacional e a Estafeta contra a precariedade.

Um prestigio alcançado por uma enorme força organizada de centenas de milhar de trabalhadores, de delegados e dirigentes sindicais, que pela sua ligação aos problemas revelaram uma vez mais uma capacidade de intervenção e mobilização sem paralelo em qualquer outra organização social. 

Homens, mulheres e jovens, gente corajosa que daqui saudamos e, em particular, a delegação da CGTP-IN aqui presente, e aos quais reafirmamos a nossa solidariedade e disponibilidade para todas as batalhas que terão de enfrentar na defesa intransigente dos direitos de quem trabalha. 

Os últimos anos ficam também marcados por uma intensa campanha contra os trabalhadores e o movimento sindical unitário. As tentativas de limitação da acção e a organização sindicais nos locais de trabalho, dos direitos trabalhadores, do direito à greve e a liquidação da contratação colectiva, são peças de um ataque mais profundo.

Um ataque feroz ao movimento sindical que têm como objectivos enfraquecer a sua capacidade reivindicativa e o descaracterizar, estimulando linhas de divisão e de diversão no seu interior, um ataque que vai continuar e assumir várias formas, conteúdos e protagonistas. 

O combate a este ataque deve ser firme, não nos terrenos onde nos querem colocar virados para dentro e com o desvio do que é essencial, mas sim empregando todo o tempo e forças no reforço da organização e intensificação da acção reivindicativa, não permitindo que o inimigo nos distraia, mas combatendo-o onde mais lhe dói, nas empresas e locais de trabalho.

O PS e o grande capital apoiados na legislação laboral da Administração Pública, no Código do Trabalho e a pretexto da crise, vão procurar ir mais longe na alteração da correlação de forças a favor do patronato, no aumento da exploração, nos baixos salários, na precariedade, no roubo de direitos e na destruição do aparelho produtivo.

São os mesmos que apresentam como medidas para combater a crise, mais ataques às remunerações e à organização sindical, desregulamentação dos horários de trabalho, mais precariedade e vergonhosos apoios à banca, apresentam como soluções as mesmas opções que nos conduziram à actual situação.

A luta pelo o aumento dos salários, a defesa dos direitos, o combate à desregulamentação do horário de trabalho e à precariedade, a defesa e promoção da contratação colectiva, o combate ao desemprego e a afirmação da liberdade de organização e acção sindicais, são batalhas políticas decisivas para os trabalhadores e para o Pais, pois contêm nos seus objectivos aspectos centrais das reais soluções de combate à crise. 

Uma luta que assumirá diversas formas e que continuará a encontrar nas grandes acções convergentes momentos de grande e estratégica importância.

Mas o que é decisivo é a elevação da acção reivindicativa nas empresas e locais de trabalho e a resposta a problemas imediatos. 

A conquista de pequenas vitórias em torno de aspectos concretos, a acção empresa a empresa com o envolvimento dos trabalhadores, o aumento da luta, criará condições para travar em cada local as pretensões do Governo e do capital muitas delas contidas no código de trabalho, ao mesmo tempo que contribuem para o aumento da consciência politica e de classe dos trabalhadores e para a sua disponibilidade para formas de luta que se venham colocar como necessárias em cada momento.

É nas empresas e locais de trabalho que se travam as batalhas decisivas, logo é aí que precisamos estar mais organizados. 

O reforço da organização sindical de base é condição para aumentar a acção reivindicativa. Quantos mais sindicalizados, delegados, comissões sindicais, mais organizado estará o movimento sindical, logo mais preparado para a dinamização da luta e será nesta que encontrará as soluções para o seu reforço. 

 
Esta é uma batalha exigente que o movimento sindical assumiu como grande prioridade, a radiografia da situação está feita agora é preciso ir mais fundo na concretização das linhas definidas.

São muitos os obstáculos que hoje estão colocados aos trabalhadores e ás suas estruturas representativas. 

O que vamos ter pela frente serão anos marcados pela agudização da luta de classes, momentos difíceis mas que ao mesmo tempo abrem uma fase de grandes potencialidades para o reforço do movimento sindical e do seu papel de grande força social de classe, força insubstituível na mobilização das massas para a ruptura politica cada vez mais urgente e necessária. 

O movimento sindical unitário terá nos comunistas que nele participam, os homens, mulheres e jovens que estarão sempre na primeira linha de combate e pela afirmação dos princípios de unidade e de classe do movimento sindical, em conjunto com todos aqueles que, tendo diversas opções políticas e ideológicas ou confissões religiosas agem na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores. 

Este é o nosso compromisso, o que nos move é o reforço do movimento sindical de classe e a luta pela defesa intransigente dos direitos de quem trabalha é por esta postura que adquirimos o reconhecimento e respeito dos trabalhadores. 

A Luta continua!

VIVA O XVIII CONGRESSO!

VIVA O PCP!