Partido Comunista Português
Intervenção de Ana Sofia Correia da JCP, no Comicio de Encerramento da Festa do «Avante!»
Domingo, 03 Setembro 2006

Foto Ana Sofia Correia - JCP

 Camaradas e amigos,A Quinta da Atalaia voltou a encher-se de vida e cor, estamos na Festa do Avante!
Comemoramos 30 Festas, 30 vezes o maior evento político-cultural em Portugal.

A JCP saúda todos os construtores da Festa!

Saudamos, as centenas de jovens que trabalharam e construíram a Festa com grande dedicação, com a alegria e criatividade da juventude!

Só um Partido como o nosso, que tem a sua maior riqueza na militância e no trabalho colectivo é capaz de tal realização!

A Festa do Avente é a Festa política da música, da cultura, do desporto, da alegria e da fraternidade.

É a Festa da juventude, da luta por um futuro com mais direitos e por uma sociedade mais justa.

Neste grande comício, a JCP saúda os cerca de 1000 jovens que aderiram à JCP na preparação do nosso 8º Congresso, o que se reflecte também para esta Festa! Congresso que se realizou pela primeira vez no norte do país, em Vila Nova de Gaia, e que constituiu mais um grande momento de afirmação da JCP e de fortalecimento da luta da juventude portuguesa.

 

Neste grande comício, saudamos a luta dos estudantes do ensino básico e secundário por melhores condições nas escolas e pela efectiva implementação da Educação Sexual, a luta contra os exames nacionais e denunciamos a injustiça cometida este ano com a repetição dos exames e de Física e de Química!

 

Saudamos a luta dos estudantes do ensino superior contra as propinas e o Processo de Bolonha, processo cujo único objectivo é aprofundar a elitização do ensino superior! Que digam os estudantes de Economia em Évora que terão que pagar 3000 euros de propinas, ou os da Faculdade Nova de Lisboa para a qual já foram anunciados 2500 euros se quiserem fazer o 2º ciclo do seu curso superior.

 

Defendemos a Escola Pública, Gratuita e de Qualidade!

 

Camaradas e amigos,

 

Os sucessivos governos pretendem transformar as novas gerações em mão-de-obra barata e facilmente explorada à mercê de um qualquer patrão, sem quaisquer direitos e sem qualquer palavra a dizer quanto à sua condição e quanto ao seu futuro.

Os milhares de jovens em situação precária e o desemprego juvenil, que já é o dobro da média nacional, representam um preocupante sinal para o futuro dos jovens em Portugal.

 

Neste grande comício, saudamos a manifestação nacional de jovens trabalhadores de 28 de Março, Dia Nacional da Juventude, contra a precariedade e desemprego e declaramos a nossa solidariedade com a grande jornada de luta da CGTP de 12 de Outubro!

Mobilizaremos os jovens trabalhadores e a seu lado exigimos emprego com direitos!

 

A nossa Festa é a Festa da Igualdade, da luta pela defesa dos direitos e dignidade da mulher. Da luta contra esta lei hipócrita, pelo direito de optar, pela despenalização da IVG.

 

Na Festa da Solidariedade Internacionalista a JCP afirma a sua solidariedade com a luta dos jovens de todo o mundo!

 

Saudamos em especial os jovens palestinianos que diariamente lutam contra o as injustiças e dificuldades impostas por Israel: lutam pelo acesso ao emprego e à educação, lutam pela liberdade de circular no seu território, lutam pelo direito a uma vida digna!

Saudamos, a resistência e luta dos jovens libaneses, nomeadamente, a luta dos jovens comunistas libaneses que estão na linha da frente na defesa do seu povo e país contra a agressão Israelita.

 

Levantamos a voz e acusamos: quem faz a guerra não quer a paz!

 

Camaradas e amigos,

 

A Festa do Avante é um prova que somos muitos, muitos!

Que somos e queremos continuar Comunistas! Marxistas-Leninistas!

Como diz José Gomes Ferreira no seu poema A Jornada e que Lopes Graça nos pôs a cantar:

“Unidos como os dedos da mão, havemos de chagar ao fim da estrada ao sol desta canção”

A canção da luta por um mundo melhor! A canção por uma sociedade livre de exploração, por uma Sociedade Socialista!

 

Viva a Festa do Avante!

Viva a Juventude Comunista Portuguesa!

Viva o Partido Comunista Português!