Partido Comunista Português
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color
 
 

PCP no Campo Pequeno

Artigos do jornal Avante! sobre Congresso do PCP
Avante!, instrumento para o reforço do Partido - Intervenção de Gustavo Carneiro
Sábado, 29 Novembro 2008

gustavo_carneiro.jpgQuero saudar, em nome do colectivo da redacção do Avante!, os delegados e convidados ao nosso magnífico XVIII Congresso e, em seu nome, o nosso glorioso colectivo partidário. O Avante! está profundamente identificado com os objectivos do nosso Congresso. Está por Abril, na defesa do que resta das conquistas da Revolução; está pelo socialismo, denunciando o capitalismo e as suas consequências dramáticas para a humanidade e propondo o socialismo como alternativa necessária e possível; e está também, de corpo inteiro, com o objectivo de um Partido mais forte, questão fundamental deste nosso XVIII Congresso.

 

Intervenção de Gustavo Carneiro
Membro do Comité Central do PCP


Camaradas,

Quero saudar, em nome do colectivo da redacção do Avante!, os delegados e convidados ao nosso magnífico XVIII Congresso e, em seu nome, o nosso glorioso colectivo partidário.

O Avante! está profundamente identificado com os objectivos do nosso Congresso. Está por Abril, na defesa do que resta das conquistas da Revolução; está pelo socialismo, denunciando o capitalismo e as suas consequências dramáticas para a humanidade e propondo o socialismo como alternativa necessária e possível; e está também, de corpo inteiro, com o objectivo de um Partido mais forte, questão fundamental deste nosso XVIII Congresso.

Em primeiro lugar, pelo papel que desempenha na formação política e ideológica dos militantes do Partido. Podemos dizer, sem exagero, que um militante que leia semanalmente o Avante! está mais bem preparado para cumprir o seu papel de comunista, na empresa e no local de trabalho, na associação ou na autarquia, no sindicato ou na rua. Porque conhece, sem silenciamentos nem deturpações, as opiniões, análises e orientações do Partido sobre os mais variados temas nacionais ou internacionais; porque está informado das lutas que se travam no País, dos seus objectivos e resultados; porque está mais confiante, e transmite aos outros essa confiança, pois sabe que, também por esse mundo fora, os trabalhadores e os povos resistem e avançam.

O Avante! pode também contribuir para o reforço do Partido pelo que faz, mas sobretudo pelo que pode fazer, na divulgação das experiências e soluções que permitiram que, em determinadas empresas, concelhos ou regiões, o Partido rompesse bloqueios e debilidades e avançasse decididamente no reforço da sua organização e intervenção junto das massas. Experiências e soluções que, devidamente adaptadas, podem contribuir para crescer e avançar também noutros locais.

A imprensa do Partido assume um lugar indispensável na afirmação do PCP junto dos trabalhadores e das populações e para o aumento da sua influência social, política e social porque é nas suas páginas – e não em quaisquer outras – que vêm impressos os problemas e aspirações dos trabalhadores e de amplas camadas da população e as orientações do PCP para a sua resolução.

Mas o Avante! é também fundamental pelo que representa e pelo que pode representar no funcionamento das organizações do Partido. Não só a nível financeiro, o que é, em si mesmo, muito importante, mas pelo contacto semanal que permite entre as organizações e os seus militantes, e pelas possibilidades que abre para outros contactos partidários.

Por tudo isto, o Avante! tem que ser uma presença mais regular nas reuniões dos organismos do Partido aos mais variados níveis. Há que o discutir, responsabilizar mais camaradas pela sua distribuição, aumentar a venda nas organizações do Partido, incentivar a sua leitura entre os quadros e militantes. E há também que melhorar a articulação entre a redacção entre e as organizações partidárias, nomeadamente no que respeita ao envio de sugestões, informações e notícias sobre questões laborais, sociais ou partidárias.

Mas o Avante! não pode ficar apenas entre nós, comunistas. Há que levá-lo aos trabalhadores e às mais amplas massas populares, severamente atingidas pela política de direita. Porque é pelo Avante! que se fica a conhecer a amplitude e os objectivos da ofensiva do Governo contra os direitos laborais e sociais; porque é nas páginas do órgão central do Partido que se desmontam as teses dominantes da inevitabilidade da política de direita e da inutilidade da luta de massas; é pelo nosso jornal que se cimenta a consciência social, política e de classe.

Diz o nosso Projecto de Resolução Política que a importância da imprensa partidária está longe de ser devidamente reconhecida e considerada pelas organizações partidárias. Mas diz também, e justamente, que nos últimos anos foram tomadas medidas concretas para aumentar a sua venda e difusão com resultados que permitem enfrentar o futuro com confiança. O que é certo é que quando saímos para a rua com o Avante!, nas vendas especiais, ele é bem recebido. Importa, pois, generalizar estas acções e prepará-las melhor.

Camaradas,

Longe vão os tempos do Avante! clandestino, cujos heróicos construtores deram o melhor das suas vidas – e alguns mesmo a própria vida – para fazer chegar aos trabalhadores e ao povo a palavra ímpar do PCP. É, baseados nestes exemplos que hoje continuamos a fazer um Avante! que queremos cada vez melhor e mais útil para a luta do nosso Partido pela ruptura com a política de direita, pela construção da alternativa de esquerda que o povo e o País precisa. Tendo sempre como objectivo a construção, em Portugal, do socialismo e do comunismo.