O Espaço Central
O Espaço Central
 
Filme: O Pavilhão Central na Festa do Avante!
 

Pavilhão Central
Uma presença inconfundível na Festa é o Pavilhão Central do PCP. A sua dimensão, a diversidade de espaços e conteúdos, a beleza estética da sua construção, tudo isto, confere-lhe o estatuto de sala de visitas da Festa do Avante!.

Este ano, duas exposições marcam a 31ª edição da Festa. O 90º Aniversário da Revolução de Outubro será evocado como acontecimento maior da história da humanidade, a primeira revolução socialista que 1917 ergueu o primeiro Estado proletário do mundo e que possibilitou extraordinárias transformações não apenas na URSS mas em todo o mundo, inspirando a luta dos trabalhadores e dos povos na marcha emancipadora da Humanidade. Nesta exposição emerge a actualidade do ideal comunista e a necessidade do socialismo como resposta aos problemas e contradições deste novo século. A não perder.

No outro extremo do Pavilhão Central os olhos abrem-se para contemplar os muitos painéis, objectos e elementos vários que compõem a exposição Portugal com Futuro. Indo buscar às raízes profundas da história do nosso Povo, à nossa localização geográfica e à construção da nossa identidade cultural, à confiança na luta organizada dos trabalhadores e do Povo português, o PCP convida os visitantes da Festa a reflectirem sobre a ideia de que este país tem futuro. Para isso há um caminho a percorrer, que exige a ruptura com as políticas de direita, que tem na luta dos trabalhadores e do Povo os seus mais sólidos alicerces, projectando um país desenvolvido, soberano, capaz de garantir uma vida melhor.

No 65º Aniversário de Adriano Correia de Oliveira, através de um imponente painel o PCP lembra a vida e a obra deste militante comunista que, com a sua música, ao longo de décadas iluminou a luta contra o fascismo e na construção do Portugal de Abril.
A discussão, a reflexão e a luta também passam pelo Pavilhão Central. Em vários debates haverá a oportunidade de analisar e denunciar a política de direita do Governo PS. Serão debatidas as várias questões internacionais que marcam o nosso tempo, com destaque para a situação da União Europeia quando Portugal assume a sua presidência, também o reforço do Partido e o seu papel junto dos trabalhadores, num ano marcado por grandes lutas, nomeadamente pela Greve Geral de 30 de Maio. A realização, em Novembro, da Conferência Nacional do PCP sobre questões económicas e sociais – Outro Rumo. Nova política ao serviço do povo e do país - marcará presença em vários debates.


Espaço “Adere ao PCP”

Sob a consigna “Consolidar, crescer e avançar”, este é um local de contacto dos visitantes da Festa com dirigentes do PCP, num espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas, à apresentação de propostas e à adesão ao PCP.



As TIC’S
Para um Portugal com Futuro

O contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para um Portugal com Futuro é o tema central do espaço das TIC’s nesta edição da Festa do «Avante!». A perspectiva da sociedade de informação e conhecimento e a valorização das TIC's, a transformação do trabalho e das relações laborais e a integração da informação no processo de trabalho como ferramentas, em prol da transformação social progressista e de vanguarda são as temáticas abordadas na exposição deste espaço, que contará ainda com painéis alusivos à utilização de aplicações de software livre e à presença do PCP na Internet: objectivos e perspectivas futuras.
Durante os três dias decorrerão workshops de demonstração, instalação e utilização de software livre, nomeadamente uma sessão dedicada à construção de música através deste tipo de software. Será ainda editada a versão 4.0 do Komunix, baseada no Ubuntu e a versão 2.0 do Alter CD, que agrupa variadas aplicações de software livre para um sistema operativo proprietário.
No auditório de debates do Pavilhão Central, o Espaço das TIC’s na Festa do «Avante!» promoverá dois debates: um sobre Exploração Digital de Direitos, abrangendo a vertente cultural (música, cinema, literatura, …) e a vertente cientifica (produção académica e investigação) e outro sobre a situação dos trabalhadores das Tecnologias de Informação.


A Festa na Rede

A Festa do «Avante!» também está online. Em www.pcp.pt encontrará todas as informações sobre a Festa: como chegar, os horários, os espectáculos, as exposições, os debates. Durante os três dias, a página será actualizada, com fotografias, vídeos e com a transmissão diária da Comunic, a rádio do PCP. Este ano, a abertura da Festa será transmitida em directo, em vídeo, na página.

Espaço das TIC's
Comunic, rádio do PCP na Internet

A somar vermelho às cores da Festa
A Comunic, a Rádio do PCP na Internet, é ouvida em www.comunic.pcp.pt todas as quintas-feiras, entre as 15 e as 18 horas, com repetição às sextas-feiras no mesmo horário. Há mais de dois anos que PCP marca presença com a sua rádio no ciberespaço, utilizando uma nova forma de comunicação em que se pretende dar a conhecer o passado, o presente e a desafiar o futuro.
A Comunic dá um grande destaque à entrevista e reportagem, dando cobertura às propostas e à acção do PCP, ao mesmo tempo que se aborda temas da actualidade, de natureza política, social e cultural. Até aos dias da Festa, a Comunic cobrirá todos os aspectos da sua preparação e estará presente durante os dias da Festa com um estúdio montado em pleno Pavilhão Central, a partir do qual vai emitir durante os três dias da Festa.
 

Café d’Amizade
É já um ponto de paragem obrigatória no Pavilhão Central. Com a qualidade a que habituaram o visitante da Festa, o convívio e o ambiente agradável distinguem o “Café d’Amizade”, que oferece um diversificado serviço de bar.
Pavilhão Central


Loja da Festa
Neste espaço, podem adquirir-se diversas recordações da Festa e vários materiais editados pelo PCP, como CD’s com o “Avante Camarada e Internacional” e com a “Carvalhesa”, DVD’s, t-shirt’s, pin’s e emblemas. Este ano o destaque vai para materiais relacionados com o 90º Aniversário da Revolução de Outubro e o 40º Aniversário da morte de Che Guevara.


Auditório de projecção

No ano em que se comemoram 90 anos da Revolução de Outubro O Auditório de Projecção do Pavilhão Central traz à sua tela as obras primas que deram origem a “um cinema de formas novas para um conteúdo novo”. A 31ª edição da Festa do Avante! mostra-lhe como o Novo Cinema Soviético se colocou na vanguarda da 7ª arte com um entusiasmo e vibração únicos.

Do experimentalismo de “A Greve”, trazendo à Grande Tela os cinco sentidos como este nunca os havia transmitido, e a partir do qual a Musica e os ambientes sonoros no Cinema ganham um novo significado; às obras primas no domínio de novas técnicas e o poder impresso nas metáforas visuais em movimento em “O Couraçado de Potemkin”, “Outubro” e “A Mãe”. À semelhança de anos anteriores celebramos também os grandes mestres da 9ª Arte, herdeiros deste legado, com uma mostra de Animação de Autor e Produção Soviética.

 

Programação 

Festa do Avante 2006, DEP do PCP, 2007

Peniche, da Resistência à Liberdade, DEP do PCP, 2006

Forte de Caxias, 4 de Dezembro de 1961, DEP do PCP, 2006 

Sexta-Feira, 7 - 18H00

 

85 Anos de Solidariedade com os Povos em Luta, DEP do PCP, 2006

A Defesa Acusa - Diniz Miranda, DEP do PCP, 2007

30 Anos Festa do Avante, DEP do PCP, 2006

Sexta-Feira, 7 - 20H00

 

A Greve, Eisenstein, 1924

Sexta-Feira, 7 - 21H00

 

Festa do Avante 2006, DEP do PCP, 2007

Sábado, 8 - 10H00

 

Mestres da Animação Russa

Sábado, 8 - 11H00

 

Festa do Avante 2006, DEP do PCP, 2007

Peniche, da Resistência à Liberdade, DEP do PCP, 2006

Forte de Caxias, 4 de Dezembro de 1961,DEP do PCP, 2006 

Sábado, 8 - 13H00

 

85 Anos de Solidariedade com os Povos em Luta, DEP do PCP, 2006

A Defesa Acusa - Diniz Miranda, DEP do PCP, 2007

30 Anos Festa do Avante, DEP do PCP, 2006

Sábado, 8 - 15H00

 

A Mãe, Vsevolod Pudovkin,1926, 87min

Sábado, 8 - 18H00

 

Mestres da Animação Russa

Sábado, 8 - 19H00

 

Festa do Avante 2006, DEP do PCP, 2007

Peniche, da Resistência à Liberdade, DEP do PCP, 2006

Forte de Caxias, 4 de Dezembro de 1961,DEP do PCP, 2006

Sábado, 8 - 20H00

 

Outubro, Eisenstein, 1927

Sábado, 8 - 21H00

 

Festa do Avante 2006, DEP do PCP, 2007

Domingo, 9 - 10H00

 

Mestres da Animação Russa

Domingo, 9 - 11H00

 

85 Anos de Solidariedade com os Povos em Luta, DEP do PCP, 2006

A Defesa Acusa - Diniz Miranda, DEP do PCP, 2007

30 Anos Festa do Avante, DEP do PCP, 2006

Domingo, 9 - 10H00

 

O Fim de São Petersburgo, Vsevolod Pudovkin,1927

Domingo, 9 - 14H00

 

Homenagem a Adriano Correia de Oliveira, DEP do PCP, 2007

Domingo, 9 - 15H00

 

A Linha Geral (o Velho e o Novo), Eisentein, 1929

Domingo, 9 - 16H00

 

REDS, W. Beatty, 1981

Domingo, 9 - 19H00