25 de Abril

Ao Conselho Director

do Movimento Popular de libertação de Angola

Queridos Camaradas:

Assinalando o aniversário do levantamento do 4 de Fevereiro de 1961, em que o MPLA iniciou uma nova etapa da luta de libertação de Angola, o Comité Central do Partido Comunista Português envia-vos, queridos camaradas, calorosas saudações pelos êxitos alcançados pelo vosso povo. Durante muitos anos difíceis o MPLA, tendo o apoio das forças progressistas portuguesas, manteve-se sempre firmemente à frente da luta do povo angolano contra o colonialismo e a repressão do Governo fascista português.

O 4 de Fevereiro decorre este ano numa situação inteiramente nova, na qual vemos finalmente a possibilidade de se concretizarem os objectivos pelos quais lutámos durante tantos anos em fraternal aliança. A tomada de posse do Governo de Transição é mais um grande passo para a completa independência de Angola e marca as profundas transformações registadas desde que o derrubamento da ditadura fascista e colonialista em Portugal abriu a possibilidade de alterar radicalmente as relações entre os nossos povos e os nossos países, na base da igualdade e do respeito mútuo, da plena independência.

Desejamos ardentemente que, nesta nova fase da vossa luta, o povo angolano, reforçando a sua unidade, caminhe decididamente para superar todas as dificuldades e problemas que ainda defronta, até à completa libertação de todas as formas de exploração e domínio colonialista e imperialista.

Reafirmando-vos a nossa activa solidariedade, enviamo-vos, e através de vós a todo o vosso povo, os votos de novos e grandes sucessos para a construção de uma Angola livre, independente e progressista.