Festa do «Avante!» 2007
Quarta, 29 Agosto 2007
 Na conferencia de imprensa, cujo objectivo era divulgar os conteúdos da 31ª edição da Festa do «Avante!», Alexandre Araújo, do Secretariado do PCP e da Direcção da Festa do «Avante!»o , sublinhou «alguns aspectos do vasto programa que este ano os visitantes poderão encontrar e que fazem da Festa do «Avante!» a maior iniciativa político-cultural que se realiza no nosso pais». Alexandre Araújo salientou que a «Festa se projecta muito além dos três dias da sua duração, que deve a sua realização ao empenhamento e dedicação de muitos militantes e simpatizantes do PCP e da JCP que, na Quinta da Atalaia e um pouco por todo o pais, se envolvem na sua preparação, divulgação, concepção e construção». Registaram-se «já mais de 6.500 participações em jornadas de trabalho voluntário desde que há dois meses e meio se iniciou a construção da Festa do «Avante!».

 

Declaração de Alexandre Araújo, do Secretariado do CC do PCP
sobre a 31ª Festa do «Avante!»


Neste nosso encontro com o objectivo de divulgar os conteúdos da 31ª edição da Festa do «Avante!», gostaríamos de sublinhar alguns aspectos do vasto programa que este ano os visitantes poderão encontrar e que fazem da Festa do «Avante!» a maior iniciativa político-cultural que se realiza no nosso pais.

Teremos também oportunidade, a pouco mais de uma semana da abertura da Festa do «Avante!», de observar a sua construção, nesta fase final, em que se preparam os últimos detalhes para a sua abertura no dia 7 de Setembro.

Trata-se de uma Festa que se projecta muito além dos três dias da sua duração, que deve a sua realização ao empenhamento e dedicação de muitos militantes e simpatizantes do PCP e da JCP que, na Quinta da Atalaia e um pouco por todo o pais, se envolvem na sua preparação, divulgação, concepção e construção. Gostaríamos de salientar o facto de se terem registado já mais de 6.500 participações em jornadas de trabalho voluntário desde que há dois meses e meio se iniciou a construção da Festa do «Avante!».

Do rico programa cultural que se apresenta este ano destacamos nos principais Palcos da Festa, por onde passarão alguns dos mais destacados intérpretes da música nacional, juntamente com músicos de outros países, a homenagem que prestamos a Adriano Correia de Oliveira, que juntará a Brigada Vítor Jara e Manuel Freire – homenagem que incluirá outras expressões noutros espaços da Festa, bem como o espectáculo que abrirá a noite de 6ª feira com a Cantata Outubro de Serguei Prokofiev, interpretada pela Orquestra Sinfonieta de Lisboa e o Coral Lisboa Cantat e que assinala os 90 anos da Revolução de Outubro.

No Avanteatro que inclui na sua programação várias expressões das artes de palco, a dança contemporânea, o cinema documental e a música, o teatro volta a ter lugar de destaque, nas suas vertentes de teatro de Palco, de rua e de teatro infantil.
 
As Artes Plásticas marcam presença na XV Bienal, que recebeu 190 obras a concurso de cerca de 100 concorrentes, das quais foram seleccionadas 42 que estarão em exposição juntamente com os trabalhos de 40 artistas convidados. A Bienal contará ainda com a participação da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. No total estarão expostas 120 obras de escultura, pintura, desenho e fotografia.

O Espaço da Ciência, este ano situado perto ao lago, junto com o Espaço da Astronomia e a Física, terá como tema «Ciência sobre rodas: da roda ao TGV» e será dedicado aos transportes terrestres apresentando uma perspectiva da sua evolução desde a antiguidade à actualidade e dos seus impactos sociais, políticos e ambientais.

A Festa do «Avante!» apresenta também um vasto programa Desportivo, que inclui mais de 20 modalidades e onde se destaca, a corrida da Festa que, no domingo, dia 9, assinalará a sua 20ª edição, e o desporto adaptado com a realização de provas de basquetebol em cadeira de rodas e de boccia - demonstração que poderá ser praticada pelos visitantes da Festa.

De destacar na programação da Festa do Livro, o lançamento de «Clara Zetkin e a luta das mulheres» promovido pela Organização das Mulheres Comunistas e o lançamento do livro «85 Momentos da História do PCP», baseado na exposição presente na 30ª Festa do «Avante!» e que evidencia 85 momentos marcantes não apenas da vida do PCP, mas também da História contemporânea do nosso país.

No plano politico a Festa do «Avante!» será um momento privilegiado para o contacto com as posições e propostas do PCP sobre as questões que marcam a actualidade politica nacional e internacional. Os vários elementos de intervenção politica na Festa do «Avante!» convergirão na afirmação da ideia que o nosso país não está condenado a este rumo de injustiça e declínio nacional, que há outro caminho, que um país mais justo, solidário e desenvolvido é possível, que Portugal tem futuro.

No Pavilhão Central, verdadeira sala de visitas da Festa, estará presente uma grande exposição intitulada – «Com o PCP, por um Portugal com futuro».

Questões como a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores, que por via das alterações à legislação laboral, o governo do PS está a preparar, a tentativa de imposição do essencial do conteúdo da «constituição» europeia já rejeitada em 2005, sem consultas populares nos respectivos países e a realização em Novembro próximo da Conferência Nacional do Partido sobre Questões Económicas e Sociais, sob o lema” Outro Rumo. Nova politica ao serviço do povo e do país”, estarão na primeira linha das questões a abordar durante a Festa do «Avante!».

Estas e outras questões estarão presentes no vasto programa de mais 50 debates que este ano se realizarão nos três dias de Festa, bem como nas intervenções de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, na abertura da Festa, 6ª feira, pelas 19 horas e no grande comício, às 18.00 horas de Domingo.