Partido Comunista Português
  • green color

PCP no Campo Pequeno

Artigos do jornal Avante! sobre Congresso do PCP
Sobre a organização nas empresas e locais de trabalho - questão vital para o Partido - Intervenção de Nelson Ferreira
Domingo, 30 Novembro 2008
nelson_ferreira.jpgTal como em muitos outros sectores, o sector ferroviário tem-se confrontado nos últimos anos com uma acentuada e contínua degradação das condições de trabalho e do nível de vida dos trabalhadores, com destruição de milhares de postos de trabalho e com uma feroz ofensiva contra a contratação colectiva.

Intervenção de Nelson Ferreira
Membro Sector Ferroviário e da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP

Camaradas!

Em nome dos comunistas do sector ferroviário e muito particularmente em nome da célula da EMEF do Porto, gostaria de começar por saudar todos os participantes no XVIII congresso do PCP.
Mesmo intervindo nestas condições, temos hoje um melhor conhecimento sobre os problemas que afectam os trabalhadores. Conhecer esta realidade permitiu-nos melhorar a estruturação e organização, potenciar as condições de intervenção, a responsabilizar quadros e a formá-los para a intensa luta de classes e confronto ideológico com que hoje cada vez mais nos defrontamos.
Os comunistas só estarão à altura das suas responsabilidades se se empenharem permanentemente em conhecer a realidade, aprendendo com as experiências próprias e com a história.
O conjunto de medidas adoptadas, no cumprimento das orientações para o reforço da acção e intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho, permitiu-nos avançar na responsabilização de jovens e no reforço da luta dos trabalhadores onde, com a ajuda e solidariedade dos camaradas mais experientes, temos prestigiado o Partido e contribuindo para que neste sector haja uma elevação da consciência social e de classe, trazendo cada vez mais trabalhadores para a luta reivindicativa e contribuindo para o reforço e o rejuvenescimento das ORT`s.
Camaradas,
No quadro da crise, e cavalgando nela, o governo PS avança com o maior ataque de sempre à organização e direitos dos trabalhadores – o código do trabalho.
Este ataque sem precedentes tem como objectivo primeiro a destruição de direitos e da acção organizada dos trabalhadores nos locais de trabalho.
(Aproveito para, da tribuna do Congresso, expressar solidariedade com os 9 activistas alvo de tentativa de despedimento por integrarem um piquete de greve na jornada de luta de 1 de Outubro passado).
Esta nova situação exige que encontremos as soluções adequadas para organizar o Partido, reforçando a luta pelos direitos.
Agora mais do que nunca a presença organizada do Partido é vital.
Aliás, é precisamente neste contexto de grande ofensiva aos direitos laborais e às conquistas de Abril que a organização do Partido nos locais de trabalho é mais importante.
O aprofundamento do conhecimento das condições de trabalho, o papel organizado dos comunistas no esclarecimento, na mobilização para a luta reivindicativa, na exigência de melhores condições de trabalho e na denúncia das consequências das políticas de direita é insubstituível.
É importante ainda na articulação do trabalho da célula com a luta de massas e com a intervenção institucional, levando à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu a denúncia de muitos atropelos aos nossos direitos e à nossa dignidade.
Camaradas,
Desde o último Congresso registamos avanços enormes e temos hoje maior compreensão e empenho do colectivo Partidário.
Apesar dos avanços, estamos aquém das nossas possibilidades e das necessidades que o momento actual exige.
É fundamental continuarmos com o levantamento e responsabilização de quadros, principalmente operários, jovens e mulheres, responsabilizando-os e fazendo que cada vez mais militantes participem em cursos de formação política e ideológica. Em tempos de agudização da luta de classes mais necessário se torna cuidar da solidez das convicções revolucionárias e da sua fundamentação do ponto de vista da teoria do Marxismo – Leninismo. É necessário continuar o reforço na organização e intervenção junto da classe operária e dos trabalhadores, nas empresas e locais de trabalho, dinamizando a intervenção e a iniciativa política do Partido. Assegurar uma melhor integração dos membros do Partido no Colectivo Partidário, aumentar a militância, avaliando a disponibilidade e capacidade de cada militante encorajando a sua iniciativa.
Aprofundando o trabalho já desenvolvido, corrigindo estrangulamentos ainda existentes e adequando linhas de trabalho às situações concretas de cada local de trabalho, é possível ultrapassar barreiras, criar mais células e reforçar o Partido.
Com persistência, firmeza ideológica e com a convicção da justeza das nossas propostas e do nosso projecto de sociedade, vamos reforçar a organização do Partido junto da classe operária e dos trabalhadores.