Partido Comunista Português
1ª Festa do «Avante!» 1976
1ª Festa do «Avante!» 1976
Quarta, 29 Setembro 1976
 
fa76-1a.jpg
fa76-2a.jpg
 
fa76-3a.jpg
 

A 1ª Festa - 1976

In «Avante!» de 30-09-76

Texto de Ruben de Carvalho

«A Festa do "Avante!" era - quantas vezes o dissémos! - um sonho antigo, um sonho acalentado durante a vida clandestina do nosso Partido e do nosso jornal, um objectivo que floresceu em Abril de 1974.

Porquê fazer uma festa do nosso "Avante!"?

Também conforme o dissémos quando a anunciámos nestas páginas, para fazermos uma Festa onde a nossa concepção do mundo, a nossa concepção da vida fosse exposta, fosse vivida!

Uma Festa como efectivamente Portugal jamais vira, não apenas porque a actividade do Partido Comunista fora forçada à clandestinidade, mas também porque a repressão que forçou o nosso Partido à luta clandestina atingia afinal não apenas os comunistas mas todos os potugueses, a sua liberdade, a sua felicidade - a sua vida em suma.

A Festa do "Avante!", sendo uma Festa organizada pelos comunistas teria de ser uma grande Festa da vida, dessa vida que o fascismo reprimiu e tentou destruir, uma festa popular onde, finalmente liberto, o povo pudesse construir e conhecer a realidade de ser livre.

Esta grande festa da liberdade e do homem que organizamos na FIL correspondeu inteiramente ao que dela esperávamos.

O grande orgulho que nós, comunistas, sentimos por termos erguido uma festa por que passaram centenas de milhares de pessoas é, antes de tudo o mais, o da consciência de termos correspondido ao que de nós se exige, ao termos proporcionado a essas centenas de milhares de pessoas, das quais muitas não eram comunistas, a Festa que procuravam, a Festa da liberdade que conquistaram e vivem (...)»



A 1ª Festa - 1976
In Avante! de 30-09-76
20_2.jpg

«Os meninos estavam lá. Os que nada compreendiam, embalados nos braços da juventude. Os que se sentem já donos do amanhã e trazem com orgulho os lenços e boinas vermelhas dos pioneiros.(...)
«A Festa do «Avante!» foi também sua. Pelas estruturas criadas, pelos jogos à sua disposição, pelos espectáculos particularmente dedicados. Os meninos imperaram na creche, na zona dos pioneiros (...) Mas estiveram também em toda a feira.(...)

«A presença das criança a preocupação evidente e directa por elas não foi nem nunca será em vão».





A 1ª Festa - 1976
In Avante! de 24-06-76

A FESTA DO «AVANTE!» VAI SER (foi) ASSIM !


História do PCP e do «Avante!»

foi1.jpg A história de mais de meio século de luta dos comunistas portugueses, o combate clandestino contra o fascismo, o nosso Partido depois do 25 de Abril - tudo isso será contado numa grande exposição. Também o «Avante!», voz da classe operária e dos trabalhadores terá uma exposição onde a vida heróica dos seus obreiros clandestinos será narrada, onde se revelarão as grandes vitórias do nosso jornal depois do 25 de Abril - e ainda debates sobre o papel do «Avante!», a troca de impressões com os leitores, as críticas, as sugestões com a Redacção do «Avante!».


A organização do Partido

foi2.jpg Toda a organização do Partido participará na Festa! Stands de células de empresas, de núcleos profissionais, de organizações regionais. Em cada um deles, a imaginação dos militantes, a exposição da actividade dos comunistas em todo o país, os balcões de especialidades regionais, os divertimentos, as bancas de venda, o convívio e a confraternização dos milhares e milhares de homens, mulheres e jovens que se batem por um Portugal livre, democrático, no caminho do socialismo!

Cidade Internacionalfoi3.jpg
 Pavilhões dos países socialistas,
de jornais de Partidos irmãos,
pavilhões dos novos países africanos com exposições
sobre as conquistas dos povos que avançam
decididamente na construção do socialismo,
sobre a luta das forças progressistas de todo o mundo
- e também bancas onde poderão ser compradas recordações e produtos de todo o mundo!


Festival Internacional da Canção Política

 
foi4.jpg

Cantores, conjuntos e grupos corais de todo o mundo participarão no maior espectáculo realizado em Portugal dedicado à canção de combate, à canção ao serviço da liberdade dos povos.


 

Festival de Teatro e Festival de Cinema

Durante os três dias de festa serão exibidos filmes de todo o mundo.foi5.jpg

Quatro palcos irão funcionar em simultâneo: um deles aberto sobre uma assistência que poderá ser superior a 40.000 pessoas! Para além de vários espectáculos de teatro, os visitantes poderão ainda assistir a outras exibições com conjuntos musicais, bandas, declamaão, variedades. etc., etc.

 

Colóquios e Conferências

  foi6.jpg

Escritores, artistas, jornalistas, etc. participarão em debates e colóquios com o público, destacando-se os que se realizarão no Pavilhão do Comité Central, onde dirigentes do PCP se encontrarão com todos os que com eles queiram debater os problemas do país e do mundo. Uma exposição de pintura e escultura será ainda outra contribuição dos intelectuais comunistas e progressistas à Festa do «Avante!»


Cidade do Livro e do Discofoi7.jpg
 Uma grandiosas venda de livros e discos de todo o mundo a preços únicos! Todos os temas da história. da política, da sociologia, da arte, a música de combate, a música clássica! Não foram esquecidos os autocolantes: teremos uma Grande Feira do Autocolante para trocas, vendas, compras, consultas! E ainda cartazes, reproduções, fotografias, etc. etc.


Para as crianças
foi8.jpg
As crianças não foram esquecidas (e os pais também não... Durante todo o dia funcionará um infantário no recinto da Festa!). Para os mais pequenos haverá o Centro dos Pioneiros - onde estão previstas várias actividades - e ainda espectáculos de circo, de cinema, «robertos» e variedades que lhes são especialmente dedicados!

 

«Comes e Bebes»foi9
 Um pouco por toda a feira haverá «barraquinhas» com especialidades regionais e os petiscos mais variados! Nos «stands» das organizações do Partido de Norte a Sul haverá o balcão especial, do presunto de Chaves aos doces de amêndoa do Algarve (passando pelos vários «verdes» e «maduros»!). Mas, para além disso, haverá ainda um restaurante propriamente dito com capacidade para atender simultaneamente um milhar de pessoas!