Partido Comunista Português
Não ao encerramento de consulados ! - Nota da Direcção da Organização na Emigração do PCP
Quinta, 13 Março 2003
14 de Março de 2003

 

No próximo domingo, 16 de Março, realizam-se em França e na Alemanha manifestações promovidas pelas comunidades portuguesas contra as intenções do Governo português de encerramento de postos consulares.

Anunciando as suas intenções de encerrar os consulados de Bayonne, Reims e Nancy, em França, o de Osnabruck na Alemanha, o de Hong Kong (China) e o de Porto Alegre (Brasil) no quadro da reestruturação consular, não foi preciso esperar muito para perceber que a anunciada reestruturação não passa de uma cortina para encobrir as verdadeiras intenções do Governo, ou seja, encerrar para reduzir custos, tal como Durão Barroso acabou por reconhecer no encontro que teve os membros do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Com estas medidas percebemos melhor o verdadeiro alcance da “diplomacia económica” do Ministro Martins da Cruz – privilegiar os negócios e desprezar as comunidades portuguesas. Este Ministro, pelo que vem fazendo no quadro daquelas que são as opções do PSD/PP, lesa os interesses da comunidade. E pelo que vem dizendo lesa a imagem de Portugal.

O PCP manifesta, pois, a sua solidariedade a toda a comunidade portuguesa e reafirma o seu empenho de tudo continuar a fazer em defesa das aspirações da diáspora.