Partido Comunista Português
Solidariedade com os portugueses repatriados do Canadá - Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 28 Março 2006

O Governo do Canadá está a repatriar portugueses que construíram naquele país as suas vidas, muitos deles com casas e carros lá comprados, e que contribuem com o seu trabalho para o desenvolvimento daquele país. As afirmações de responsáveis canadianos de que as preocupações do governo são outras, como se não estivessem em causa imensos dramas humanos, não pode deixar de ter da parte da Comissão Europeia uma especial atenção e uma posição clara na defesa destas pessoas que são de um Estado-Membro da União Europeia.

A situação agora vivida por estes portugueses, e que não é diferente de idênticas situações em muitos outros países, torna também mais clara a necessidade de se procurarem entendimentos internacionais na defesa dos direitos humanos e da dignidade de quem trabalha.

Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:

1. Tem conhecimento deste drama humano que estão a viver muitos portugueses já repatriados ou ameaçados de repatriamento do Canadá?

2. Que iniciativas tomou ou pensa tomar junto do Governo do Canadá visando travar esta inadmissível posição contra trabalhadores portugueses e suas famílias?

Resposta