Partido Comunista Português
Portugueses maltratados na Holanda
Intervenção de Ilda Figueiredo
Domingo, 08 Fevereiro 2004

Jornais portugueses têm relatado a situação de grave exploração, de maus tratos e de autêntica escravatura a que têm estado sujeitos trabalhadores portugueses em diversos países da Europa, como França, Holanda e Inglaterra.

Hoje mesmo, um jornal português, o Jornal de Notícias, afirma em título "Há mais portugueses maltratados na Holanda", acrescentando que as autoridades holandesas já estão informadas da situação.

Mas, segundo a notícia salienta, no caso holandês os relatos distinguem-se por uma violência sem precedentes sobre os portugueses. Diz-se que há casos de agressões a trabalhadores em algumas empresas da Holanda ou à mão de angariadores. Diz-se que não cumprem os mais elementares direitos, designadamente alimentação e alojamento com um mínimo de dignidade. Fala-se de verdadeiras redes organizadas com ramificações em diversos países, que se dedicam à angariação de trabalhadores, o que é um verdadeiro escândalo.

Assim, a questão que se coloca é actuar de imediato para pôr cobro a estas situações, pelo que lhe solicito, Senhor Presidente, que faça chegar à Comissão e ao Conselho esta exigência.