Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

IX Sessão Plenária Ordinária da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT)

Decorreu em Montevideu, entre os dias 19 a 22 de Setembro, a 9ª Assembleia Parlamentaria Euro-Latino Americana (EUROLAT), na qual participou o deputado do PCP ao Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes .

Destacamos a participação do deputado João Pimenta no seminário organizado por deputados da Frente Ampla do Uruguai sobre os acordos de livre comércio, tendo o deputado intervindo sobre o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Participou ainda nas reuniões das comissões de Assuntos Económicos e Financeiros, das Mulheres e Igualdade de Género e no grupo de trabalho sobre as Migrações.
João Pimenta Lopes, em conjunto com deputados do GUE/NGL, reuniu com o antigo Presidente da República do Uruguai, Pepe Mujica. Nesta reunião foi possível a troca de pontos de vista sobre a situação política e social do Uruguai e da América Latina, bem como sobre a crise da e na União Europeia.
Durante os trabalhos da EUROLAT, os co-presidentes emitiram uma declaração onde é feita uma crítica ao processo de “impeachment” no Brasil. De salientar que o Presidente da componente Latino Americana, o senador Roberto Requião, já tinha tecido, no seu discurso de abertura, duras críticas àqueles que tinham planeado e executado o golpe institucional no Brasil e deposto um governo legitimamente eleito.

O GUE NGL e a sua contraparte aprovaram uma declaração comum sobre a situação politica na América Latina e na Europa. Nesta reunião participaram 22 deputados dos seguintes países: Portugal, Espanha, Bolívia, Equador, Venezuela, El Salvador, Uruguai, Argentina, Nicarágua.

A delegação do PCP participou nas comemorações do 96º Aniversário do Partido Comunista do Uruguai .

• União Europeia
  • Notas de Imprensa