Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Inês Zuber substitui Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

De acordo com a sua política de renovação de quadros, o PCP informa que a deputada Ilda Figueiredo cessará funções como deputada do PCP ao Parlamento Europeu a partir do dia 18 de Janeiro.

Esta substituição, a meio do mandato 2009/2014, foi considerada com Ilda Figueiredo e concretizada com a sua participação, iniciativa, vontade e acordo.

Ilda Figueiredo, que desenvolverá, como membro do Comité Central do PCP, tarefas, responsabilidades e intervenção no plano nacional, teve, ao longo dos 12 anos em que assumiu a representação do PCP no Parlamento Europeu, uma dedicada, incansável e qualificada intervenção que, no quadro do trabalho colectivo em que se inseriu, em muito contribuiu para o valioso património e prestígio da intervenção do PCP no PE, assim como do Grupo Confederal da Esquerda Unitária / Esquerda Verde Nórdica, assumindo, no quadro da orientação geral do PCP relativamente às questões da União Europeia, a intransigente defesa dos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo português, do interesse e soberania nacionais e a luta por uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos como grandes prioridades da sua intervenção ao longo dos sucessivos mandatos no PE.

Para além de tarefas especificamente partidárias, Ilda Figueiredo continuará a dar a sua activa contribuição à luta pela paz e a amizade entre os povos, no quadro das recentes responsabilidades por si assumidas no movimento da paz português.

Ilda Figueiredo será agora substituída por Inês Zuber, Socióloga, de 31 anos de Idade, candidata ao Parlamento Europeu nas Eleições de Junho de 2009.

Inês Zuber, bolseira de investigação científica, assistente de investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa , e que assume a tarefa de deputada do PCP no PE no momento em que se encontra a concluir o seu doutoramento em sociologia, foi um destacado quadro da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa – tendo sido membro da sua Comissão Política e Secretariado. Foi membro do Comité Central do PCP de 2004 a 2008 e candidata pela CDU à Câmara Municipal de Lisboa. Integra actualmente o Organismo de Direcção da Cidade de Lisboa do PCP e é membro da Direcção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

• PCP
  • Central