Intervenção de

Interven??o dodeputado Bernardino Soares<br />Apoio ?s v?timas do stress post traum?tico de guerra

Sr. PresidenteSrs. DeputadosA primeira coisa que ? preciso dizer a prop?sito da discuss?o de hoje ? que o problema do stress post traum?tico de guerra existe eque h? cidad?os portugueses a sofrer com esta patologia. ? preciso dize-lo sem qualquer inibi??o e sem esconder a realidadedram?tica da guerra colonial e as suas consequ?ncias na vida de milhares de portugueses v?timas de um sofrimento que em muitoscasos se prolonga at? hoje.? preciso tamb?m dizer que esta quest?o nunca foi tratada e muito menos resolvida, n?o obstante a gravidade que muitas situa??esatingem, mesmo num quadro em que outras situa??es decorrentes do cumprimento do servi?o militar est?o j? reconhecidas. H?nesta quest?o uma lacuna que merece a nossa aten??o e o nosso empenhamento para a resolu??o do problema.O PCP est? portanto empenhado em contribuir para a resolu??o deste problema, que ? tamb?m um problema de solidariedade. Desolidariedade para com a gera??o que directamente sofreu a guerra colonial. De solidariedade das gera??es mais jovens, da minhagera??o, para com todos os que sofreram com uma guerra dram?tica e injusta.Mas a verdade ? que esta n?o ? apenas uma situa??o de solidariedade; ? tamb?m uma situa??o de justi?a e direito ao tratamento eao apoio que t?m todos aqueles que sofrem de determinada patologia.O PCP valoriza o trabalho e a luta das Associa??es desta ?rea quer reivindicando o reconhecimento legal do stress post traum?tico eo direito ao respectivo tratamento, como at? intervindo directamente no apoio aos cidad?os afectados por este problema.Esta luta tem fortes alicerces no reconhecimento desta patologia pela Organiza??o Mundial de Sa?de bem como no reconhecimentoe interven??o que muitos estados prestam ao problema.O universo de que estamos a falar est? em larga medida ainda por determinar, mesmo se tivermos em conta apenas osdirectamente afectados n?o considerando os efeitos que se fazem sentir nos que est?o ? sua voltas.A defini??o deste universo depende ali?s do ?mbito de doen?as que pretendemos abranger dado que a redu??o deste problemaapenas ? perturba??o post stress traum?tico deixa de fora muitas outras perturba??es psicol?gicas cr?nicas igualmente resultantesda exposi??o a factores de stress traum?tico cuja situa??o devemos tamb?m avaliar.De resto a proposta do PSD n?o ? a mais feliz j? que fica por um lado aqu?m do que seria desej?vel e por outro prop?e solu??esque necessitar?o de grande aperfei?oamento sob pena de se introduzirem entorses graves na resolu??o desta quest?o.Da? que seja necess?ria uma reflex?o cuidada e a ausculta??o das entidades intervenientes nesta ?rea para que o resultado finalseja o mais justo e o mais aproximado das necessidade existentes.? esse o compromisso do PCP.Disse.

• Saúde
  • Intervenções