Internacional

Sobre os recentes acontecimentos na Faixa de Gaza e Sul de Israel

Sobre os recentes acontecimentos na Faixa de Gaza e Sul de Israel

1 - O PCP expressa a sua profunda preocupação com a recente escalada de violência na Faixa de Gaza e no Sul de Israel e condena firmemente o governo israelita pelos bombardeamentos contra a população de Gaza, que provocaram segundo a ONU a morte de 29 palestinianos, incluindo três crianças e duas mulheres grávidas, mais de 200 feridos e a destruição de prédios de habitação.

PCP condena nova intentona golpista contra a Venezuela

PCP condena nova intentona golpista contra a Venezuela

PCP condena veementemente a nova intentona golpista contra a Venezuela e o seu povo, protagonizada por forças de extrema-direita responsáveis por acções de grande violência, com o apoio de um grupo de militares, e o suporte da Administração norte-americana de Trump e de governos reaccionários do chamado Grupo de Lima.

Sobre as eleições em Espanha

Sobre as eleições em Espanha

Os resultados das eleições que ontem se realizaram em Espanha expressam a rejeição do PP e seus aliados.

As forças de direita e da extrema-direita franquista assumida (PP, Ciudadanos e VOX), tendo-se apresentado de forma fragmentada, não conseguem alcançar a maioria no parlamento mesmo aglutinadas.

O PSOE, embora aumentando a sua votação, fica significativamente aquém da maioria absoluta.

Sobre a evolução da situação no Médio Oriente

Sobre a evolução da situação no Médio Oriente

1. O PCP alerta para a gravidade da situação no Médio Oriente, nomeadamente na Palestina, situação que é inseparável da aberta e permanente violação do Direito Internacional protagonizada pelos governos dos EUA e de Israel.

PCP presente nos actos «Lula Livre»

PCP presente nos actos «Lula Livre»

No passado dia 7 de Abril, realizaram-se actos pela liberdade de Lula da Silva promovidos pelo Núcleo do PT em Lisboa e pelo Colectivo Andorinha, no quadro da campanha promovida pelo Comité Internacional Lula Livre.

Em Lisboa, reuniram-se centenas de pessoas, brasileiros residentes em Portugal e portugueses, que num ambiente de luta exigiram a libertação de Lula da Silva e afirmaram a defesa da democracia no Brasil. Várias organizações associaram-se aos actos, como o Concelho Português para a Paz e Cooperação e o Movimento pelos direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente.

Jerónimo de Sousa expressa solidariedade a Lula da Silva

Jerónimo de Sousa expressa solidariedade a Lula da Silva

Na data em que se assinala um ano da ilegítima e injusta prisão de Lula da Silva, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, dirigiu-lhe uma carta manifestando “a mais sincera solidariedade dos comunistas portugueses e o seu profundo empenho na exigência da sua pronta libertação”.

Nos 70 anos da NATO – intensificar a luta pela sua dissolução, pelo desarmamento e pela paz!

Nos 70 anos da NATO – intensificar a luta pela sua dissolução, pelo desarmamento e pela paz!

Os 70 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) – formalmente constituída em 4 de Abril de 1949 – estão a ser assinalados pelas grandes potências imperialistas, não só com as habituais mentiras e falsificações sobre a sua origem e percurso histórico, mas para legitimar o reforço e alargamento deste bloco político-militar agressivo, e impulsionar a corrida aos armamentos e a estratégia de confrontação e de guerra, com que os sectores mais reaccionários e agressivos do imperialismo procuram uma «saída» para o aprofundamento da crise estrutural do sistema capitalista.

PCP condena o «reconhecimento» pelo Governo português do auto-proclamado «presidente interino» da Venezuela  nomeado pela Administração Trump

PCP condena o «reconhecimento» pelo Governo português do auto-proclamado «presidente interino» da Venezuela nomeado pela Administração Trump

O PCP condena o «reconhecimento» e apoio anunciado pelo Governo do PS, com o apoio do PSD e CDS, ao «presidente» fantoche nomeado pela Administração Trump para a Venezuela, que contou com o apoio imediato de Bolsonaro, numa intolerável afronta à soberania e independência da República Bolivariana da Venezuela, ao povo venezuelano, à Carta das Nações Unidas e ao Direito Internacional.

Fim à ingerência e agressão contra a Venezuela! Solidariedade com a Revolução bolivariana e o povo venezuelano!

Fim à ingerência e agressão contra a Venezuela! Solidariedade com a Revolução bolivariana e o povo venezuelano!

Condenamos firmemente a escalada de ingerência e chantagem da União Europeia contra a República Bolivariana da Venezuela, alinhada e concertada com a operação golpista de «auto-proclamação» de um presidente fantoche, orquestrada e comandada pela Administração Trump que, em arrogante violação do Direito Internacional, procura derrubar o legítimo Presidente, Nicolás Maduro, eleito pelo voto popular, e subverter a ordem constitucional venezuelana

PCP condena a nova operação golpista contra a Venezuela

PCP condena a nova operação golpista contra a Venezuela

O PCP condena com veemência a nova operação golpista orquestrada e comandada pelos EUA contra a Venezuela e o povo venezuelano que, através da insólita «auto-proclamação» de um presidente fantoche, dito «presidente interino» – promovido por Trump e logo apoiado por Bolsonaro e outros – afrontando a ordem constitucional deste País, procura colocar em causa o legítimo Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, eleito pelo voto popular.