Intervenção de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Interferência da Comissão Europeia na Situação Política em Portugal

Mais uma vez a Comissão Europeia tentou interferir em decisões que devem ser tomadas de forma soberana e sem condicionamentos. No processo de formação do governo em Portugal, que se seguiu às eleições de 4 de Outubro, o Comissário Dombrowskis ameaçou punir com sanções o meu país, por não ter entregue a proposta de Orçamento de Estado de 2016. Mais recentemente, voltou a referir-se a Portugal antecipando uma catástrofe caso Portugal não siga o rumo até hoje seguido - e que , por acaso, foi um rumo que conduziu ao empobrecimento e destruição de direitos do povo português. O Comissário Günther Öttinger entregou o Prémio «Europeu do Ano» da associação de editores de jornais e revistas da Alemanha aos 11 milhões de portugueses, justificando-o, segundo ele, porque Portugal aplicou bem o programa da troika e conseguiu «encontrar o caminho para mais emprego e competitividade». Disse ainda que o prémio era também um pedido para que os tais 11 milhões «possam manter uma estabilidade» (…) «sem oscilações». Estas intervenções são uma vergonha, um atentado à soberania e ao regime democrático.

• União Europeia
  • Intervenções