Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Iniciativa para a vacinação contra a tuberculose

Os esforços no domínio da investigação e desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas eficazes contra enfermidades como a tuberculose, que a cada ano que passa continuam a ceifar milhões de vidas no mundo inteiro, devem ser estimulados e a obtenção de resultados positivos vigorosamente saudada.

Obtidos esses resultados importa disponibilizar as novas conquistas da ciência e da técnica a quem delas necessite, sem exclusão de qualquer tipo. O único critério de acesso deve, portanto, ser o da necessidade.

No terceiro mundo, o pagamento da dívida externa e do serviço da dívida aos países ricos representam uma importante drenagem de recursos que assim não vão para os orçamentos da saúde e da educação - reduzidos à quase insignificância. Para isto contribuem também os chamados programas de ajustamento estrutural, impostos a partir do exterior. Por esta razão, o combate às doenças que, como a tuberculose, grassam na miséria, passa também por um combate a estes mecanismos que geram e sustentam a dependência e a miséria.

Neste contexto, é lamentável que se possa defender a disponibilização da nova vacina da tuberculose aos países menos desenvolvidos - que obviamente defendemos - em nome do reforço "do papel e liderança da UE nesses países", como se faz na pergunta que deu origem a esta resolução.

  • Saúde
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu