Iniciativa Europeia para a Nuvem

“A Iniciativa Europeia para a Nuvem”, proposta pela Comissão Europeia, inscreve-se no âmbito da aplicação da Estratégia do Mercado Único Digital e do Pacote de Digitalização da Indústria Europeia. Embora existam aspectos positivos nesta iniciativa, o seu enquadramento no Mercado Único Digital não é neutro, determinando-lhe os objectivos e alcance políticos. Objectivos e alcance indissociáveis dos interesses do grande capital europeu.

Em todo o relatório, só vagamente é referida a importância e papel do sector público, como sejam as Universidades, os Institutos, os laboratórios ou as empresas públicas. Invariavelmente a tónica é posta nas Parcerias Público-Privado, que por toda a UE se têm revelado ruinosas para o interesse público e limitantes do desenvolvimento económico Estados.

A “Iniciativa Europeia para a Nuvem” alicerça-se assim em fundamentos que determinam à partida o curto alcance que terá, relativamente às expectativas criadas. Mais orientadas para o benefício de estratégias e interesses privados, do que para o interesse comum e do desenvolvimento dos Estados.

Sem ignorar todavia os aspectos positivos supramencionados, abstivemo-nos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu