TriVenção
Terça, 24 Julho 2007

 

trivencao_avante

 

Criado em Junho de 2001, na cidade da Guarda, o grupo "TriVenção" presta Tributo à Música Portuguesa de Intervenção. Na Festa do Avante! a banda apresenta "Recordar Zeca e Adriano Sempre". Concerto imposto pela urgente necessidade de "re-acordar" para a música de carácter interventivo e sua função mensageira dos valores e da cultura do povo português. Mais do que músicas, Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira deixaram-nos como herança poemas que retratam temas e denunciam a realidade da vida social de outrora, é certo, mas sempre actual na sua essência.

Os "TriVenção" são formados por Rui Dias (voz e guitarras electroacústicas), Paulo Pereira (baixo eléctrico), Eduardo Martins (bateria, percussão e coros), Francisco Martins (bateria e percussão) e Artur Emídio (guitarra eléctrica).

Rui Dias e Artur Emídio são professores de Educação Musical do Ensino Básico. O primeiro acumula funções dando aulas de guitarra clássica no Centro Cultural da Guarda, centro onde também são professores o baixista Paulo Pereira e o baterista Francisco Martins. Eduardo Martins também está profissionalmente ligado à música, sendo técnico de som no Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Os cinco músicos naturais da Guarda, integram também o projecto de covers "Prós & Contras" (www.proscontras.tk).

Dos inúmeros concertos realizados, destacam-se a participação nos espectáculos de homenagem ao 25 de Abril e 1º de Maio, tocando essencialmente em auditórios de câmaras e associações culturais, escolas primárias e eventos temáticos.