Blind Zero
Terça, 24 Julho 2007

blindzero.jpg Herdeiros da geração rock internacional, os Blind Zero cresceram nos palcos portugueses e ao longo de 13 anos de carreira são muitas as provas dadas. Autores do primeiro disco de Rock a atingir o galardão de Ouro por uma banda portuguesa no nosso país, «Trigger», os Blind Zero transformaram-se numa das formações mais coerentes e sustentadas da música nacional. Fiéis na sonoridade orgânica, com ambientes obscuros e por vezes psicadélicos, os Blind Zero possuem um reportório repleto de canções densas e complexas.

Imprevisíveis nas propostas, Miguel Guedes, Vasco Espinheira, Pedro Guedes, Nuxo Espinheira, Miguel Ferreira e Pedro Vidal são garante de qualidade nas músicas e nos espectáculos. Premiados com o primeiro Best Portuguese Act, atribuído pela MTV em 2003, os Blind Zero editaram, pela primeira vez, um disco ao vivo no início deste ano onde é notória a coesão e cumplicidade entre os músicos. «Time Machine (Memories Undone)» regista um ano de digressão por todo o país, em formato acústico.

Pelo meio ficaram os originais «Redcoast» (1997), «One Silent Accident» (2000), «A Way to Bleed Your Lover» (2003) - considerado pela critica especializada o Melhor Disco do Ano - e «The Night Before and a New Day» (2005); os EPs «Recognize» (1995) e «Flexogravity» (1996), com os Ming da Gap; e muitas parcerias. Para além dos originais, do reportório da banda fazem parte as versões/singles «Heroes» de David Bowie, e «Drive» dos The Cars.

Atentos à realidade do País, e ao Porto, em particular, os Blind Zero têm um papel interventivo na sociedade e são uma banda com causas. Alheios a pressões do mercado, os músicos portuenses respeitam, acima de tudo, os fãs e é para eles que a banda prepara iniciativas inéditas e arrojadas. Recorde-se o mediático «Evento 13» que, em apenas um dia, levou os Blind Zero a percorrer as cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, em cima de um trio eléctrico.

Da participação da banda na Festa do Avante! espera-se tudo, principalmente uma viagem por 13 anos de carreira e muitos temas que marcaram a actualidade do rock em Portugal.

Vencedores do 1º prémio MTV atribuído a uma banda portuguesa e com um novo disco "Time Machine" em mãos (um "best of" gravado ao vivo), são uma das melhores Bandas de palco em Portugal. Com dois espectáculos intensos. No formato eléctrico, mais denso, enérgico e poderoso. No formato acústico, mais planante, intimista e confidente. Ambos, entre o negro e as estrelas. Com um brilho indisfarçável.

www.blindzero.net