Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Importação de citrinos

No quadro da revisão dos anexos da directiva do conselho sobre a protecção das plantas (directiva 2000/29/EC), a Comissão Europeia está a propor alterações que facilitam a entrada, sem controlos fitossanitários rigorosos, de citrinos destinados à transformação. De acordo com a proposta, a entrada de citrinos apenas estaria condicionada a uma mera inspecção visual do produto e de uma declaração atestando o bom estado sanitário da fruta, e declarando que a mesma provem de campos sujeitos ao tratamento e controlo da Phyllosticta citricarpa (mancha preta).

A avançar, esta medida irá penalizar os produtores de citrinos de duas formas: em primeiro lugar através de um mais do que certo aumento das importações, com a consequente pressão em baixa dos preços; em segundo lugar pondo em causa o estado fitossanitários dos pomares de citrinos, que ficam muito mais vulneráveis a um conjunto de pragas, ente as quais avulta a Phyllosticta citricarpa, de que a UE ainda está indemne.

Pergunto à Comissão Europeias quais as razões que estão na base desta proposta que pretende favorecer a indústria de refrigerantes e se foi realizado algum estudo de impacto sobre o sector.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu