Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Importação de carne de frango da Ucrânia

A União Europeia mantém um Acordo de Associação com a Ucrânia. Este acordo contem um acordo de livre comércio que liberaliza a entrada de uma vasta gama de produtos alimentares. Neste acordo de livre comércio, a carne de frango é considerada como produto sensível e como tal sujeito a quotas de importação. Contudo vários operadores têm procurado tornear estas limitações através da importação da Ucrânia de peças desmanchadas de frango que não estão sujeitas a quaisquer restrições. Em concreto as importações de peito com osso (posteriormente desossado na UE e vendido como peito de frango) foram multiplicadas por 15 entre 2016 e 2018, gerando apreensão entre os produtores de frango da UE.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia esta situação e que medidas pensa tomar para impedir esta importação maciça de carne de frango que está a criar dificuldades no setor de produção de frango dentro da União Europeia.

• União Europeia
  • Perguntas