Intervenção de Carla Cruz, 1.ª candidata à Assembleia Municipal de Braga, Apresentação da Candidatura da CDU aos Órgãos Municipais de Braga

«É imperioso a definição de um projecto diferente e verdadeiramente alternativo para a nossa cidade»

Camaradas, amigos

Foi com muita honra e grande sentido de responsabilidade que aceitei encabeçar, de novo, a lista de candidatos à Assembleia Municipal de Braga, pela Coligação Democrática Unitária.

Sinto-me honrada pela confiança que depositam em mim, não só o Partido Comunista Português, de que sou militante, mas também o Partido Ecologista «Os Verdes» e os ativistas da CDU de Braga.

Mas acima de tudo, sinto-me honrada por pertencer a este grande coletivo, que tem sabido estar ao lado das populações do nosso concelho, dando voz, às suas preocupações e denúncias, às suas aspirações e desejos, e que honrou os compromissos assumidos há quatro anos com a população e os trabalhadores do concelho de Braga.

Comprovadamente, a CDU é um coletivo composto por homens e mulheres que se orientam e guiam pelos princípios do Trabalho, da Honestidade e da Competência com um único objetivo: a construção dum concelho e duma sociedade mais justos, mais equilibrados e mais saudáveis para todos.

Camaradas, Amigos

Há quatro anos assumimos o compromisso de trabalhar para que o município de Braga defenda os direitos dos trabalhadores e hoje podemos dizer que cumprimos esse compromisso. E cumprimo-lo quando levamos à Assembleia Municipal Moções e Propostas para a aplicação das 35 horas a todos os trabalhadores do município, para terminar com a precariedade que grassa nos serviços municipais, por via da contratação dos profissionais em falta, e para requalificar as instalações onde os trabalhadores exercem as suas funções, como sucedeu com as oficinas do município.

Cumprimos também o compromisso assumido de defendermos o carácter público dos serviços municipais. Compromisso que esteve bem patente nas inúmeras vezes que denunciamos e defendemos a reversão da Agere e o fim da Parceria dos Campos de Futebol.

Cumprimos o compromisso da valorização da educação e da necessária aposta neste setor quando apresentamos propostas em defesa da escola pública, quando nos manifestamos ao lado das populações, dos pais e encarregados de educação contra o encerramento das escolas básicas do 1º ciclo e quando tomamos iniciativas no sentido do reforço dos apoios sociais aos alunos, a todos os alunos.

Assumimos com a população de Braga que iriamos intervir para que a participação do público na Assembleia Municipal passasse para o início dos trabalhos por entendermos que a população deve ter oportunidade de se envolver mais nas decisões políticas do município. E se hoje isso sucede deve-se à nossa insistência e persistência.

Há quatro anos dissemos que “Mudar de Rumo não é Trocar PS por PSD/CDS”. Quatro anos volvidos de gestão PSD/CDS confirma-se de forma cristalina tal asserção. Mudaram os protagonistas, mas no fundamental continua a mesma política: de favorecimento de uns poucos em detrimento de todos; persiste a política do foguetório.

Camaradas, amigos

É imperioso a definição de um projeto diferente e verdadeiramente alternativo para a nossa cidade.

Um projeto comprometido com o desenvolvimento do concelho, que esteja genuinamente ao serviço da população e da melhoria da sua qualidade de vida e que se mova pela defesa intransigente do interesse público e só esse.

Este projeto estará certamente aqui, na CDU!

Camaradas, amigos,

Com este ato público de apresentação dos primeiros candidatos aos órgãos autárquicos, todos nós, ativistas, militantes e apoiantes da CDU, assumimos desde já um novo compromisso: o de mobilizar os patriotas e democratas de Braga para integrarem esta candidatura coerente e combativa, vinculada aos valores de Abril e de justiça social, identificada com os interesses dos trabalhadores e do povo.

Vamos então camaradas e amigos ao trabalho!
Viva o Poder Local Democrático!
Viva a Coligação Democrática Unitária!

• Braga
  • CDU