Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Impactos da COVID-19 em África

O continente africano, historicamente espoliado, enfrenta o surto pandémico de COVID-19 sem condições materiais, infraestruturais, socioeconómicas e de qualificações técnicas para responder às suas consequências na saúde pública, na economia e na sociedade.

Mesmo num contexto em que os países desenvolvidos estão focados em lidar com as suas próprias realidades, é uma exigência de humanidade que o que se está a passar noutros continentes não se repita em África. São, assim, urgentes medidas de cooperação multilateral que permitam: transferência de informação; envio de equipamentos de saúde e materiais de protecção individual, higienização e suporte médico; cooperação de profissionais qualificados que garantam apoio médico e sanitário; medidas de carácter financeiro e económico que dinamizem a recuperação, sendo de elementar justiça que a dívida externa de vários países, com condições injustas impostas pelas instâncias internacionais, seja cancelada.

Pergunto à Comissão Europeia:
- Está a desenvolver contactos multilaterais para a elaboração de um plano de prevenção e combate à COVID-19 no continente africano?

- Está disponível para promover juntos dos Estados-Membros da UE e nas instâncias internacionais o cancelamento da dívida pública dos países africanos?

- Que ajuda foi disponibilizada até ao momento pela UE, no âmbito da pandemia de COVID-19, e que ajuda será garantida no futuro próximo?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu