Intervenção de Diana Ferreira na Assembleia de República

«O Hospital de Espinho tem todas as condições para a reabertura das urgências»

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,

Começo por saudar, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, os mais de 9.000 peticionários, saudando também a população pelas acções de luta desenvolvidas na defesa do serviço de urgência em Espinho.

Em 2007 foi encerrado o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Espinho – equipamento agora integrado no Centro Hospitalar Gaia/Espinho. Este encerramento, que mereceu forte contestação da população, trouxe grandes prejuízos para os mais de 35.000 utentes que eram atendidos neste serviço – utentes do concelho de Espinho, mas também de concelhos adjacentes – limitando e impedindo, em muitos casos, o acesso a cuidados de saúde neste âmbito.

Os utentes alertaram também, na altura, que a ambulância colocada em substituição não responderia às necessidades, o que a vida veio a confirmar.

Desde o desaparecimento do Serviço de Urgência Básica que estes utentes são obrigados a deslocar-se vários quilómetros até ao Hospital Santos Silva, em Gaia, cujas urgências são das mais congestionadas do país – um hospital que serve mais de 700.000 utentes.

Acrescem as dificuldades de deslocação – seja por ausência de transporte próprio e por transportes públicos pouco céleres, seja pelos custos acrescidos de portagens na ex-SCUT, seja pelo tempo gasto no percurso de Espinho até Hospital de Gaia.

Importa também referir que no Verão (devido ao período de férias e à época balnear) o concelho de Espinho quase que duplica a sua população permanente, sendo que, noutros períodos de férias a população flutuante aumenta significativamente.

Espinho tem mais de 31.000 habitantes. As freguesias limítrofes de outros concelhos, com ligações históricas, culturais e físicas a Espinho totalizam mais de 74.000 habitantes. São mais de 100.000 habitantes que podem ser atendidos no serviço de urgência, ajudando a descongestionar as urgências de Gaia e da Feira.

O Hospital de Espinho tem condições para a reabertura do Serviço de Urgência. Por isso mesmo o PCP apresenta este projecto, defendendo a tomada de medidas, calendarizadas, para a reabertura do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Espinho.

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Intervenções
  • Espinho
  • Aveiro