Intervenção de Carla Cruz na Assembleia de República

"O Governo é responsável pelo aumento brutal dos custos com a saúde"

''

Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados,
Sr. Primeiro-Ministro,
A retórica do seu discurso não esconde as malfeitorias do seu Governo aos doentes e ao Serviço Nacional de Saúde durante estes quatro penosos anos.
Os portugueses não esquecem que foi preciso o Governo ser confrontado com a morte de um doente com hepatite C para tomar algumas medidas de remendo da situação.
Os portugueses não esquecem que o Governo quis poupar dinheiro na emergência médica e, por isso, as ambulâncias VMER estiveram inoperacionais e não acorreram a acidentes em que morreram pessoas.
Os portugueses não esquecem o caos nos serviços de urgência e os doentes internados vários dias nos corredores, alguns deles doentes oncológicos, porque o Governo reduziu o número de camas nos hospitais.
Este Governo é responsável pelo aumento brutal dos custos com a saúde e das taxas moderadoras e por mais dificuldades no acesso a transporte não urgente de doentes.
Este Governo empurrou para fora do Serviço Nacional de Saúde, e até para a emigração, milhares de médicos e enfermeiros, com a sua política de desvalorização social e profissional.
Este Governo PSD/CDS-PP enganou os portugueses com uma promessa eleitoral, que não cumpriu, de atribuir médico de família a todos os portugueses.
O Governo é responsável pelo adiamento de cirurgias oncológicas e pela não realização de exames que podiam salvar vidas. É responsável pelo racionamento da dispensa medicamentos a doentes crónicos. É responsável pela carência de material clínico que levou a que, num hospital algarvio, as fraldas fossem substituídas por toalhas envoltas em sacos de lixo.
Os portugueses não esquecem que, à semelhança de anteriores Governos, este Governo PSD/CDS-PP quis poupar, à custa da saúde dos portugueses, com a política de corte e de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde.
Sr. Primeiro-Ministro, os portugueses não vos irão perdoar as responsabilidades que têm nos problemas que hoje sentem no acesso aos cuidados de saúde. Por muito que o senhor queira esconder as consequências da sua política, por muito que queira esconder a situação do País e os planos que tem para continuar a mesma política, o senhor e o seu Governo têm de ser responsabilizados pelo que fizeram aos portugueses.

• Saúde
  • Trabalhadores