Intervenção de Sofia Martins, Candidata à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Apresentação da Candidatura da CDU aos Órgãos Municipais do Barreiro

«O futuro está nas nossas mãos. Construir o presente e preparar o futuro, merece o melhor de nós»

Boa noite a todos.

Quero, primeiro que tudo, com muita emoção, agradecer a vossa presença.

Cada um, cada um de vós, de uma maneira muito própria, faz parte da minha vida. Em caminhos comuns, no debate de ideias e conceitos, na afirmação da diferença, na exigência do trabalho e na celebração do que nos une.

A cada de um de vós, estou profundamente agradecida, e cada um de vós sabe que é mesmo assim. Obrigada por tudo, esse tudo que partilhamos por estarmos juntos.

E quero agradecer ao Partido Comunista Português. À CDU. Pelo que representam. Pelo que têm representado para mim. Agradecer a confiança e a honra.

Responder com um enorme sim a esta entusiasmante responsabilidade que é ser a vossa candidata à Câmara Municipal do Barreiro. Reassumir aqui, perante vós, o compromisso duma vida.

E digo este sim, e reforço este compromisso, e partilho-o convosco, neste magnífico local. Ele mesmo exemplo de força. De luta. De vontade. De história. De futuro. Marcado pelo trabalho. Aberto a grandes possibilidades. Misturado com o que somos, com a nossa identidade. Profundamente nosso. Imensamente valioso.

Sempre soubemos e sabemos muito bem medir o tamanho da luta que há em nós, a justeza do que defendemos, a capacidade de trabalho, os princípios de honestidade e a competência que entregamos e com que nos comprometemos perante a população do Barreiro.

Podia percorrer convosco os inúmeros projetos que construímos, o Barreiro que transformámos, a obra que iniciamos. Tanto havia por dizer…

Quero muito fazer esse percurso, mas também quero falar-vos de tudo o resto. Tudo o que não se vê. Tudo o que se sente com toda a força, a vida.

Há muito mais que conquistas e projetos concretizados. Por maior satisfação que esses deveres cumpridos nos tragam. Acima de tudo, estão os elos que se criaram e fortaleceram, o sentido de entrega de um coletivo pelo bem comum.

No que não se vê. No que se sente.

Nessa perspetiva, tenho que deixar um particular agradecimento a todos. A todos mesmo. A cada um dos quais que, com maior ou menor proximidade, tive a honra de trabalhar em prol desta cidade nos últimos anos.

Permitam-me realçar o papel do camarada Carlos Humberto, o seu percurso, a sua vida de dedicação a este projeto, que abraçámos juntos. Projeto que se propõe continuar, com seu trabalho, agora, enquanto presidente da Assembleia Municipal.

E tal como ele, cada um de vós é uma lição de vida, um compromisso, uma aprendizagem. Uma aprendizagem inseparável daquilo que sou como mulher, nesta cidade, onde nasci e cresci. Que tudo me deu e pela qual estou disposta a dar tudo. Sempre convosco. Sempre juntos. Como sempre.

Uma cidade que me permitiu assumir responsabilidades muito cedo. Na participação nas associações estudantis. No movimento associativo. Na militância política. Na intervenção cívica.

Uma cidade onde encontrei sempre os espaços onde florescem e ganham corpo ideias e projetos comuns.

Uma comunidade à qual, desde muito cedo, aprendi a orgulhar-me de pertencer. De pertencer ao seu crescimento, à sua vida, ao seu desenvolvimento.

A cidade que criou as condições para que eu assumisse a responsabilidade de ser vereadora da nossa câmara municipal. Um compromisso diariamente reforçado. Que assumi convosco. Para o qual vos levei comigo. Um compromisso que tem crescido. Que cresce hoje. Que queremos levar mais longe. Num caminho que diariamente se alarga e projeta no futuro.

Este caminho que fazemos, que continuaremos a fazer, está aí, à nossa frente. Conta com o empenho permanente de milhares de pessoas.

De eleitos e trabalhadores das autarquias. Dos trabalhadores dos TCB´s. De dirigentes e ativistas do movimento associativo. Dos artistas. Da comunidade educativa. De empresários. De quem, na sua rua, no seu bairro, no seu espaço - maior ou menor - de intervenção, se dispõe a fazer a diferença. A dar o passo. A escolher o Barreiro.

E é sobre esse espaço e …sobre este tempo… que vos falo.

Ao longo desta viagem que aqui iniciamos juntos, também ficarão compromissos muito claros, concretos, definidos e sustentados sobre obras, projetos e ideias. Muitas ideias. Mas ideias de fazer, das que se tornam reais. Ideias que, não tenho dúvida, virão de muitos dos que hoje aqui estão. Porque nesta viagem, no compromisso que assumimos com o Barreiro, estamos mesmo juntos. E todos os contributos são valiosos. Todos os contributos contam.

E é muito simples. Porque na CDU é assim. É assim que nesta terra nos habituámos a fazer. A lutar juntos, a fazer juntos, a sonhar em conjunto. Porque unidos somos sempre mais. E sempre melhores.

Nos princípios que sempre defendemos e que se tornam claros na forma como a CDU defende e consolida o Poder Local Democrático. Sem aventureirismos, sem conceitos abstratos, ligados à realidade e às aspirações das populações. Com ideias claras, agindo no concreto, superamos obstáculos, promovemos a participação e lutamos, sempre, pelos valores da democracia.

Juntos. Em nome de todos. Juntos neste caminho. Juntos na vida que pulsa. Juntos na câmara, na assembleia municipal, nas juntas e assembleias de freguesia. Onde damos o nosso exemplo. Onde assumimos a primeira linha. Onde avançamos e fazemos avançar. Com naturalidade. Empenho. Alegria. Como somos! Com a nossa capacidade para estar, falar e construir soluções com todos. Com enorme atenção ao trabalho diário. Aos pequenos gestos. Tendo sempre presentes aquelas que são as nossas competências e a forma como elas se cruzam com as doutros. Sempre sem descurar as grandes ações e as linhas estratégicas. A importância do polo ferroviário. Da Terceira Travessia do Tejo. Dos rios. Dum futuro terminal multimodal no Barreiro.

Apoiamos sempre quem faz e quer fazer. Transformamos e ajudamos a transformar. Promovemos entendimentos.

Preparamos o Barreiro para assumir o seu papel. Um parceiro: da área metropolitana de Lisboa. Da Região. Do país. Onde o que fomos e somos, reforça o que queremos vir a ser. Cada vez mais longe. Na coesão territorial. No reforço do papel do serviço público.

Na difusão do conhecimento e da tecnologia. Na criação de emprego. Na criação de riqueza. Numa região e num país mais produtivos.

Entrego ainda as minhas palavras aos trabalhadores da autarquia. O seu comprometimento constante com o nosso projeto é indispensável. Como é indispensável a sua valorização pessoal e profissional. Unem-nos laços de enorme confiança. De partilha consciente. Unem-nos percursos. Decisões. Espaços e tempos certos.

O espaço e o tempo…

O espaço cidade são as pessoas. A sua qualidade de vida, a forma como sentem e vivem o rio, a forma como se movem dentro do concelho, a sua identidade, a sua música, as suas artes…o seu tempo, a sua vida.

Queridos amigos, queridos camaradas, o compromisso hoje aqui assumido é com esse lado da vida. Que se sente e por vezes não se vê.

Um compromisso em continuar a construir um concelho que é um espaço de todos com um património humano, material e territorial único e incomparável. Que alia memória e visão de futuro. Daquele tempo e dos novos tempos.

Ao longo desta campanha vamos demonstrar muito claramente que tudo isto está nas nossas mãos. É um caminho que está definido e que só a CDU e o seu enorme coletivo estão em condições de trilhar.
É a resposta que o Barreiro exige e merece.

Só a CDU, só o seu enorme coletivo, podem protagonizar uma candidatura verdadeiramente do Barreiro, de todos os barreirenses, de todos os que, como nós, querem mais e melhor.

O futuro está nas nossas mãos. Construir o presente e preparar o futuro, merece o melhor de nós. É esse o nosso propósito. É esse o meu propósito enquanto cabeça de lista à Câmara Municipal do Barreiro. Com objetivos claros e definidos para um concelho cada vez melhor, e que juntos vamos tornar realidade

Porque juntos construímos, fazemos, criamos e conseguimos.

Acima de tudo juntos…: Somos Barreiro!

• Barreiro
  • Eleições Autárquicas 2017