Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização - caso renault

A minha votação, neste caso Renault, foi sobretudo um voto de protesto pela actuação do PPE que impediu a votação de uma emenda do Grupo Liberal a exigir que os direitos dos trabalhadores da Renault não fossem postos em causa por recentes decisões do Governo francês. Recorde-se, por outro lado, que a Renault teve lucros de milhões de euros e o Estado francês é um dos accionistas desta empresa.

Mas, como afirmei em plenário, relativamente à questão da Renault, importa, em primeiro lugar, manifestar toda a solidariedade aos seus cerca de 5000 trabalhadores que foram vítimas do despedimento.

Por outro lado, é lamentável toda a situação confusa criada pela França em torno deste processo de candidatura ao FEG, a sua falta de diálogo com os Representantes dos seus trabalhadores e a pouca transparência quanto à evolução do processo, como foi salientado por diversos eurodeputados franceses, designadamente do nosso Grupo.

Mantemos a nossa posição de solidariedade com os trabalhadores e o apoio à mobilização deste Fundo sempre que haja transparência no processo, apesar das críticas que também continuamos a fazer ao seu regulamento.

• Trabalhadores
  • União Europeia