Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Fornecimento de água à nova cidade de Rawabi

Governo israelita decidiu este mês, de forma totalmente inaceitável, cortar o abastecimento de água impedindo assim a abertura da cidade recém-construída de Rawabi. Este projecto representa uma nova cidade numa colina da Cisjordânia com capacidade para receber 12 mil pessoas e está dotada de todas as infraestruturas, com centro comercial ao ar livre, anfiteatro, estabelecimentos diversos, ginásio, piscina, cinema e rede escolar.

Israel – que controla a zona por onde a conduta de água passa – quer que os responsáveis da Autoridade Palestiniana voltem aos trabalhos do Comité Conjunto Israelo-Palestiniano para a Água. A Autoridade Palestiniana abandonou o grupo em 2010 por não quererem aprovar projectos de fornecimento de água a colonatos israelitas na Cisjordânia ocupada, construídos de forma ilegal e à revelia do direito internacional, mas contando com a conivência da UE. Estão já contabilizados prejuízos da ordem dos 25 milhões de euros por esta situação.

Perante esta situação pergunto à Alta Representante o que pensa fazer relativamente a Israel, país com o qual a UE mantẽm acordos comerciais assentes no respeito pelos direitos humanos, perante mais este comportamento inqualificável.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu