Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Financiamento de projetos de expansão da rede de metropolitano de Lisboa

A projetada linha circular do metropolitano de Lisboa tem vindo a ser criticada por um conjunto muito diversificado de entidades, afigurando-se cada vez mais como uma opção errada do ponto de vista da mobilidade e que exigirá a mobilização de recursos que poderão ser melhor aproveitados para a concretização de outros projetos de expansão da rede, claramente mais prioritários, como sejam, designadamente, a ligação a Loures e a expansão para a zona ocidental de Lisboa.

Pergunto à Comissão Europeia:

1  Que verbas do atual Quadro Financeiro Plurianual (2013-2020) está previsto serem alocadas à construção da linha circular do metropolitano de Lisboa?

2  Poderão estas verbas ser realocadas para a concretização de outros projetos de expansão da rede de metropolitano, considerados mais prioritários, como os referidos acima, sem risco de que se venham a perder? Em caso afirmativo, em que condições?

3  Que verbas do futuro Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027) poderão, em princípio, vir a ser afetadas aos projetos supramencionados?

• União Europeia
  • Perguntas