Declaração de voto de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Finanças sustentáveis

A grande maioria dos investimentos e empréstimos não é compatível com os objetivos climáticos internacionalmente acordados ou com os critérios de natureza ambiental, social e de governação das empresas. O Acordo de Paris proporcionou um novo impulso para descarbonizar a nossa economia. Para concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, serão necessários, segundo estimativas da Comissão, investimentos em infraestruturas sustentáveis no valor anual de 4,7 a 6,7 biliões de euros. Pela nossa parte, não acreditamos na bondade do sistema financeiro para resolver o que o homem não é capaz de resolver através dos meios regulamentares. Neste sentido, as alterações climáticas são uma das faces negras do sistema capitalismo que leva inevitavelmente à sobre exploração dos recursos e à morte do planeta. Assim sendo, a direção certa deve ser a superação do sistema e o controlo publico do sistema financeiro.

• União Europeia
  • Declarações de Voto