Nota do Secretariado do Comité Central do PCP

Faleceu Teodósia Vagarinho Gregório

Faleceu Teodósia Vagarinho Gregório

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Teodósia Vagarinho Gregório e transmitir à família as suas sentidas condolências.

Teodósia Vagarinho Gregório foi uma dedicada e corajosa militante comunista que desde muito jovem se entregou à luta em defesa dos trabalhadores e do povo português, contra a ditadura fascista, pela liberdade, o socialismo e o comunismo.

Teodósia Vagarinho Gregório, filha de uma família de pequenos camponeses alentejanos, o seu pai era Seareiro, nasceu em 4 de Janeiro de 1935 na Aldeia de São Cristóvão, concelho de Montemor-o-Novo.

Aderiu ao PCP em 1953, com 18 anos, e um ano depois passa à clandestinidade.

Desde muito nova conviveu com a exploração e os problemas dos camponeses e operários agrícolas do Alentejo. Ajudava a sua família a mondar, ceifar, desmoitar e outros trabalhos do campo. E com cerca de 9 anos, trabalhou à jorna, conhecendo directamente a exploração.

Foi com o seu Pai, que tomou contacto com os materiais do Partido. Iniciou a sua actividade com a distribuição de documentos e participou em lutas na sua terra por melhores condições de trabalho.

Funcionária do Partido na clandestinidade durante 16 anos, conheceu Afonso Gregório, que viria a ser o seu companheiro de vida e de luta e pai do filho José Gregório. Foi uma camarada das casas clandestinas, tarefa para a qual revelou particulares aptidões. Colaborou na "Voz das camaradas das Casas do Partido”, escrevendo sobre a defesa das casas, a luta pela paz e sobre a vida e os problemas das mulheres camponesas e operárias agrícolas, assinando como «Lucinda».

Com o momento libertador de 25 de Abril prosseguiu com grande dedicação a sua militância comunista, desempenhando como funcionária do Partido tarefas na Sede Central do Partido.

A vida da camarada Teodósia Vagarinho Gregório constitui uma referência e um exemplo de mulher comunista que dedicou a vida à causa revolucionária do seu Partido de sempre.

***

O corpo de Teodósia Vagarinho Gregório estará em Câmara Ardente a partir das 16h00 de segunda-feira, dia 9 de Maio, na Casa Mortuária da Igreja de S. Francisco de Assis, na Av. Afonso III (ao Alto de São João).

O funeral realizar-se-à na terça-feira, dia 10 de Maio, saindo às 15h20 para o Cemitério de Caneças.