Faleceu Octávio Pato

Nota do Secretariado do Comité Central do PCP  

Com profunda tristeza, o Secretariado do Comité Central do PCP comunica o falecimento de Octávio Pato, na madrugada de hoje, após doença prolongada. Octávio Pato era membro do Secretariado do CC e destacado dirigente comunista que, ao longo de quase seis décadas, deu uma relevante contribuição para a actividade e a luta do Partido Comunista Português.

Expressando o seu enorme pesar e tristeza aos familiares do camarada Octávio Pato, o Secretariado do CC do PCP evoca o seu alto exemplo de grande figura da resistência e combate à ditadura fascista e da construção do Portugal democrático saído da Revolução de Abril, com uma vida inteira generosamente dedicada à luta dos trabalhadores e do povo português pela liberdade, pela democracia e pelo progresso social, à afirmação na sociedade portuguesa dos ideais do socialismo e do comunismo e ao fortalecimento do PCP como uma grande força democrática e revolucionária.

O corpo de Octávio Pato estará em câmara ardente a partir das 17 horas de hoje, no Centro de Trabalho Vitória, na Av. da Liberdade, em Lisboa, realizando-se o funeral amanhã, às 15 horas, para o cemitério do Alto de S. João.