Nota do Secretariado do Comité Central do PCP

Faleceu Maria do Pilar Vicente

Faleceu Maria do Pilar Vicente

Faleceu Maria do Pilar Vicente. Médica-cirurgiã, Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e da Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Membro do Comité Central do PCP.

Após doença grave, Maria do Pilar Vicente faleceu, aos 61 anos.

Membro do PCP desde 1998.

Participou no movimento associativo estudantil e na luta anti-fascista. Em 1973 foi presa pela PIDE.

Foi membro da Comissão de Moradores de Campolide, candidata pela CDU à Câmara Municipal de Mafra e integrou o Grupo de Teatro do Hospital de São José.

Membro do Secretariado da célula do PCP no Centro Hospitalar de Lisboa Central, da célula do Associativismo Médico, do organismo de Direcção do Sector da Saúde da Organização Regional de Lisboa e da Comissão Nacional do PCP para as questões da saúde.

Membro do Comité Central do PCP desde 2004, eleita pela primeira vez no XVII Congresso.

Profissional de méritos reconhecidos, mulher de grande coragem e determinação, firme, corajosa e de uma generosidade imensa.

Reconhecida pelos trabalhadores na luta pela defesa dos seus direitos e pela construção de uma sociedade justa. Lutou e defendeu o Serviço Nacional de Saúde com toda a convicção, exercendo a sua profissão com elevado sentido do dever e disponibilidade inteira.

O Partido Comunista Português contou sempre com a sua intervenção militante em defesa do seu ideal e projecto.

À família da camarada Maria do Pilar Vicente o Secretariado do Comité Central do PCP endereçou as suas mais sentidas condolências.

O corpo de Maria do Pilar Vicente estará em câmara ardente às 13 horas de amanhã, Sábado, dia 29 de Novembro, na Capela do Cemitério do Alto de São João.