Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Exportação de leite em pó europeu para África

As multinacionais europeias de laticínios multibilionários estão neste momento a investir fortemente na África Ocidental pondo em risco a produção local. Nos últimos cinco anos, quase triplicaram suas exportações para a região, aproveitando uma quebra significativa do preço do leite que se seguiu ao fim das quotas leiteiras. Com os preços em níveis historicamente baixos, as empresas de laticínios da UE partiram para a conquista de novos mercados para escoar o excedente europeu de leite.
Empresas gigantes como a Danone, a Arla ou a FrieslandCampina construíram unidades de reconstituição de leite localizadas no Senegal, Costa do Marfim, Gana e Nigéria, de onde leite reconstituído é depois reexportado para os países vizinhos. Vários especialistas alertam que este recente dilúvio do leite irá sufocar a indústria local, criando desemprego e alimentando ainda mais o fluxo migratório para a Europa.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia esta situação e que medida pensa levar a cabo para contrariar os seus efeitos. Pergunto igualmente como pensa ajudar o desenvolvimento da produção leiteira local da África Ocidental, seja através do Fundo Europeu de Desenvolvimento, seja através do acordo de parceria entre a União Europeia e esta região do continente africano.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu