Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Exploração de trabalhadores portugueses na Dinamarca

Exploração de trabalhadores portugueses na Dinamarca

Face à exploração de que estão a ser vítimas cerca de 200 trabalhadores portugueses na Dinamarca, pelo grupo empresarial irlandês ICDS, a deputada do PCP no PE, Inês Zuber, questionou hoje a Comissão Europeia sobre se conhece esta situação, como a avalia, se a empresa recebeu apoios comunitários e se conhece eventuais diligências que estejam a ser desenvolvidas para por cobro a esta vergonhosa e inadmissível exploração de trabalhadores.

«Tomei conhecimento que cerca de 200 trabalhadores portugueses estão a ser vítimas de "escravatura moderna" na Dinamarca. Estes trabalhadores foram contratados pelo grupo empresarial ICDS, com sede na Irlanda, para trabalhar nas obras de construção do metro na Dinamarca.

Segundo as informações que recolhemos, a estes trabalhadores portugueses foi-lhes prometido, para além do salário, garantia de alimentação e alojamento.

No entanto, passados dois meses de estarem na Dinamarca, ainda não tinham assinado o contrato de trabalho com a empresa e estavam alojados em condições desumanas.

Há relatos de trabalhadores a passar fome, sem direito à assistência médica porque a empresa não fez o seguro de saúde aos trabalhadores.

Face a esta situação, pergunto à Comissão:

1. Que informações tem acerca desta situação e como a avalia?

2. Se foram concedidos  apoios comunitários a este Grupo Empresarial, qual a finalidade, quais os compromissos assumidos aquando da concessão desses apoios e se os eventuais compromissos estão a ser postos em causa pela administração da empresa?

4. Tem conhecimento de possíveis diligências que estejam a ser feitas para pôr cobro a esta vergonhosa e inadmissível situação de exploração de trabalhadores?»

  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu