Intervenção de

Evoca??o e homenagem ao Engenheiro Krus Abecassis no dia do seu falecimento<br />Interven??o do deputado Jo?o Amaral

Senhor Presidente, Senhores Deputados: ? com profunda emo??o que tomo a palavra , nesta evoca??o e homenagem ao Engenheiro Krus Abecassis, a que o Grupo Parlamentar do PCP se quer associar expressamente. O Engenheiro Abecassis deixa muitas saudades nesta casa. Entre os seus amigos, entre todos os que tiveram o privil?gio de com ele conviver. Conheci o Engenheiro Abecassis sempre como um homem frontal, transparente, uma personalidade de refer?ncia. A estas caracter?sticas ele juntava um cora??o aberto, que distribu?a generosamente e sem reservas nem preconceitos, muita e muita amizade. H? uma forma de estar na vida que o Engenheiro Abecassis cultivava, em que, nem as diverg?ncias nem as discuss?es mais ou menos acaloradas, apagam o que ? essencial, que ? o relacionamento humano, e a sua insubstitu?vel riqueza. O Eng. Krus Abecassis foi ao longo da vida, depois do 25 de Abril, uma figura intensamente dedicada ao servi?o p?blico, no Governo, na C?mara Municipal de Lisboa, aqui na Assembleia. Compartilhei com ele o cargo de membro da Assembleia Municipal de Lisboa, depois da sua sa?da do lugar de Presidente da C?mara. Sempre usou a? da palavra, com a grande milit?ncia pela cidade que o caracterizava. Quando saiu da Assembleia, todos vimos a m?goa que sentiu em ter de quebrar essa rela??o institucional com Lisboa, que compensava com o intenso trabalho que desenvolvia como Presidente da Funda??o "Cidade de Lisboa". Recordamos o Vice-Presidente desta Assembleia como um homem de causas. Dedicava agora o melhor do seu esfor?o ? defesa da coopera??o com os pa?ses lus?fonos, ? defesa e afirma??o da l?ngua portuguesa, e ? causa de Timor-Leste, que constitu?a uma sua permanente preocupa??o. O Eng. Abecassis expressava, na sua identidade pr?pria de crist?o e democrata, o pensamento da democracia-crist? que frequentemente invocava, de forma coerente. Para o CDS-PP, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, apresento a express?o das nossas sentidas condol?ncias, por esta perda que, sabemos, para v?s irrepar?vel. ? fam?lia enlutada, apresentamos tamb?m sentidos p?sames, nesta hora de profunda dor que atravessa. O Eng. Krus Abecassis, Senhor Presidente e Senhores Deputados, faz-nos falta, deixa-nos uma saudade que aqui testemunho, de forma pessoal e em nome da bancada do PCP.

• Intervenções