Pergunta Escrita de João Ferreira no Parlamento Europeu

Epidemiologia baseada nas águas residuais

A epidemiologia baseada nas águas residuais é uma área que tem vindo a ganhar acrescida relevância no contexto do surto pandémico de COVID-19.
Em vários locais, têm vindo a ser realizadas pesquisas sobre a presença de material genético do vírus SARS-Cov2 nos esgotos, permitindo uma monitorização da evolução do surto. Esta abordagem encerra um claro potencial do ponto de vista da identificação do momento de irrupção de um surto e da sua monitorização, possibilitando a concepção, montagem e aplicação de sistemas de alerta precoce, que permitam uma melhor gestão de indispensáveis medidas de saúde pública.

Em Portugal, este trabalho tem vindo a ser desenvolvido, por exemplo, no estuário do Douro, por uma equipa do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que apoios específicos da UE poderão ser concedidos a esta abordagem e às equipas que realizam estes trabalhos, seja no âmbito do Programa-Quadro de investigação, seja noutros domínios, quer do actual, quer do futuro Quadro Financeiro Plurianual e do chamado “plano de recuperação”.

Tenciona promover o financiamento desta abordagem e a troca de experiências e de informação, entre os vários Estados-Membros, a este respeito?

• União Europeia
  • Perguntas