Vibrante arruada em Gondomar

Entusiasmo e confiança

Entusiasmo e confiança

A arruada da CDU que hoje à tarde percorreu as ruas do centro de Gondomar surpreendeu pelo número de activistas mobilizados, pela dinâmica que imprimiu ao longo de todo o percurso – ao som da palavra de ordem «a CDU avança com toda a confiança» – e pelo calor com que foi recebida pela população, que não lhe regateou palavras de incentivo e apoio.

Várias pessoas fizeram mesmo questão de chegar à fala com Jerónimo de Sousa para lhe transmitir lamentos e queixas e, também, manifestar-lhe o apreço pela coerência e combatividade com que a coligação PCP-PEV defende os trabalhadores e o povo. «Temos que mudar isto, o que se passa neste país é uma vergonha», afirmou um homem, acompanhado pela filha menor. Do Secretário-geral do PCP recebeu a garantia de que as forças que compõem a CDU continuarão, como até aqui, a lutar por essa mudança.

No final do percurso, num comício realizado na rua, junto a uma zona comercial e a paragens de transportes públicos, Jerónimo de Sousa apelou aos apoiantes da coligação que se concentravam no local para que continuem a construir o resultado da CDU, alcançando «mais votos e mais deputados para que vocês tenham mais voz na Assembleia da República». Uma coisa, garantiu o dirigente do PCP, é certa: «o que dissemos hoje, aqui, diremos amanhã na Assembleia da República», pois a CDU «tem só uma cara»

Antes, Jorge Machado, deputado e primeiro candidato pelo círculo eleitoral do Porto para as legislativas de domingo, tinha já manifestado a sua certeza no crescimento da CDU, patente na calorosa recepção com que os seus candidatos e activistas são recebidos em todo o distrito. «É a partir dos 7,9 por cento alcançados em 2011 que partimos para a nossa campanha», realçou o deputado.

O eleito da CDU na Assembleia Municipal de Gondomar, António Valpaços, lembrou a luta das populações em defesa dos serviços públicos e o posicionamento de cada um dos partidos relativamente a esta questão. PS, PSD e CDS, lembrou, fecharam o serviço de urgência em São Cosme, onde abriu de imediato uma instituição de saúde privada. O posto dos CTT em Fânzeres encerrou e só não aconteceu o mesmo à repartição de finanças em Rio Tinto porque a população se mobilizou e, com o apoio da CDU, conseguiu impedir esse desfecho.

António Valpaços valorizou ainda a acção dos eleitos da CDU para que fossem retirados de São Pedro da Cova os resíduos industriais perigosos que há muito aí se encontravam. António Costa, numa entrevista recente a um jornal local, chamou ao seu partido os créditos pela retirada dos resíduos, mas o que é certo, garantiu o eleito da CDU, é que durante 10 anos (incluindo aqueles em que o PS governou com maioria absoluta) só os deputados e os eleitos da coligação PCP-PEV se tinham batido por esse objectivo. Muitas vezes com a oposição frontal dos deputados do PS.

  • CDU Legislativas 2015
  • Central