Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Encontro Internacional em Lisboa

Realiza-se nos próximos dias 10, 11 e 12 (sexta-feira, sábado e domingo), em Lisboa, no Hotel Metropolitan (Rua Soeiro Pereira Gomes – em frente à sede do PCP) o Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, com início às 10h00 de Sexta-feira, dia 10, prevendo-se o seu encerramento no Domingo, dia 12, pelas 13h00.

O PCP será representado neste Encontro Internacional por uma delegação constituída por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral, Albano Nunes, Angelo Alves, Francisco Lopes, João Frazão, Jorge Cordeiro, Margarida Botelho, Vasco Cardoso, membros da Comissão Política e Manuela Bernardino, do Secretariado e responsável pela Secção Internacional do PCP.

Na sessão de abertura, aberta à comunicação social, Jerónimo de Sousa endereçará aos Partidos participantes uma saudação, ficando a intervenção do PCP durante os trabalhos do Encontro a cargo de Manuela Bernardino.

O Secretário-geral do PCP participará ainda no comício internacional “PCP – 85 anos de Solidariedade com os povos em luta”, que se realizará no sábado, dia 11, às 21h30, em Almada, na Academia Almadense, onde usarão da palavra algumas das delegações presentes no encontro internacional.

Está prevista a participação de cerca de 70 delegações de Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo. O nível das delegações já anunciadas é significativamente elevado sendo que, de acordo com as informações recolhidas até ao momento, numerosos Partidos serão representados pelos seus Secretários Gerais e Presidentes e muitos outros se farão representar pelos seus responsáveis de relações e de política internacional ou membros de organismos executivos das respectivas direcções.

Os Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários, realizados regularmente desde 1998, têm vindo a confirmar-se como um importante espaço de âmbito internacional de intercâmbio de experiências e informações sobre a situação em cada país e da luta que aí se desenvolve; de discussão de assuntos centrais da evolução da situação mundial e da luta dos trabalhadores e dos povos; de consideração de iniciativas comuns dos Partidos participantes e de afirmação da solidariedade internacionalista, especialmente com os povos que hoje desenvolvem corajosos processos de luta contra a exploração a opressão e a guerra imperialistas.

Abordando todos os anos um tema específico relacionado com a evolução da situação internacional, este Encontro Internacional propõe-se abordar este ano o tema “Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do imperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo”.

  • Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários
  • Actividade Internacional
  • eipco
  • Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários