Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Emissões poluentes associadas ao tráfego de navios de cruzeiro

De acordo com a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (FETA), Lisboa foi a cidade com mais tráfego de navios de cruzeiro em 2017 e é a sexta cidade portuária da Europa com mais emissões poluentes.
Em 2017, a Carnival Corporation, a maior operadora de cruzeiros de luxo do mundo, terá emitido cerca de 10 vezes mais óxido de enxofre nas costas europeias do que os 260 milhões de carros europeus.
De acordo com conclusões da associação Zero, membro da FETA, as emissões dos navios de cruzeiro na costa portuguesa foram 86 vezes superiores às emissões da frota automóvel que circula em Portugal, tendo representado mais de 10% do total das emissões nacionais de óxidos de enxofre. Em relação ao óxido de azoto os navios de cruzeiro em Lisboa emitiram quase o equivalente a "um quinto dos 374 mil veículos de passageiros que circulam na cidade".

Pergunto à Comissão Europeia qual a avaliação que faz desta situação, designadamente nos países do sul da UE, e se equaciona a ampliação das áreas de controlo de emissões, atualmente em vigor apenas nos mares do Norte e Báltico e no Canal da Mancha. Está prevista alguma proposta visando limites de emissão zero nos navios, nos portos da UE?

• Perguntas
  • Parlamento Europeu