Pergunta Escrita de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Emissão de notas de 500 euros por países

O BCE anunciou a suspensão da produção das notas de 500 euros para o final do corrente ano. Contudo as notas existentes continuarão a servir como meio de pagamento no comércio, sujeito à sua aceitação prévia. Será também possível trocá-las com os bancos centrais da área do euro sem qualquer limite temporal.

As notas de 500 euros representam 3% do número de notas de euro em circulação, mas 28% do seu valor acumulado, ou seja, mais do que as notas de 100 euros e 200 euros em conjunto. Os especialistas têm vindo a pedir a eliminação das notas de 500 euros para travar a lavagem de dinheiro e o crime organizado. Alguns países europeus já tomaram as medidas necessárias, depois de perceberem que esta nota de valor pouco prático se usa sobretudo para a realização de grandes transações de dinheiro.

Pergunto ao Presidente do BCE se é possível confirmar a existência de cerca de 600 milhões de notas de 500 euros em circulação e facultar a desagregação pelos diferentes Bancos Centrais da zona euro do número de notas de 500 euros emitidas até ao presente.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar