EIPCO no Vietname

 EIPCO no Vietname

O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu, dias 2 e 3 de Julho, na Cidade de Ho Chi Minh, no Vietname, acolhido pelo Partido Comunista do Vietname (PCV).

Na reunião foi decidido que o 18.º EIPCO se realizará de 28 a 30 de Outubro de 2016, em Hanoi, na República Socialista do Vietname. O tema do encontro, já anteriormente adoptado, é «A crise do capitalismo e a ofensiva imperialista – Estratégia e tácticas dos Partidos Comunistas e Operários na luta pela paz, pelos direitos dos trabalhadores e dos povos, pelo socialismo». Será a segunda vez que o EIPCO se realiza no continente asiático, depois de ter tido lugar na Índia, em 2009.

Para além da preparação do próximo Encontro Internacional – como a definição da agenda e do programa –, os participantes na reunião debateram diversos aspectos ligados ao processo dos EIPCO e trocaram informações sobre a situação nos diferentes países, a situação internacional e a implementação das linhas de acção comum e convergente adoptadas no 17.º EIPCO, entre as quais as iniciativas contra a Cimeira da NATO realizada a 8 e 9 de Julho, em Varsóvia.

Durante a sua estadia, os representantes dos partidos visitaram o Museu de Memórias da Guerra, sobre a agressão do imperialismo norte-americano ao Vietname – onde estão expostas as consequências da criminosa utilização do agente laranja pelos EUA contra o povo vietnamita –, assim como os túneis de Cu Chi, exemplo da heróica e inabalável luta do povo vietnamita pela libertação da sua pátria.

Na reunião estiveram representados os seguintes partidos: Partido Comunista da África do Sul; Partido do Trabalho da Bélgica; Partido Comunista do Brasil; Partido Comunista da Boémia e Morávia; Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista da Grécia; Partido Comunista da Índia (Marxista); Partido Comunista da Índia; Partido Comunista do Líbano; Partido Comunista Português; do Partido Comunista da Federação Russa; e ainda o Partido Comunista Francês, Partido Comunista do Nepal (Unificado Marxista-Leninista) e Partido Comunista do Vietname.

O PCP fez-se representar por Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central e responsável da Secção Internacional.

  • Actividade Internacional