&quot;Divisão&quot;<br />Ruben de Carvalho no &quot;Diário de Notícias&quot;

Quase a completar dez anos de vida, a Znet (www.zmag.org/) é um dos sites informativos mais interessantes. Surgida em 95 na esteira do mensário Z Magazine (aparecido em 88, agrupando jornalistas da imprensa alternativa e de esquerda americana), a Znet ampliou a influência do magazine, não apenas pela sua divulgação online, mas por se ter transformado numa gigantesca base de dados sobre acontecimentos de todo o mundo. Notícias olimpicamente ignoradas pela grande imprensa encontram imediato acolhimento na Znet, onde, por exemplo se pode saber como as tropas de ocupação americanas em Bagdad já por diversas vezes realizaram buscas e fizeram detenções nas instalações sindicais iraquianas, sem que nunca para tal facto tenha sido dada qualquer explicação...De especial actualidade, porém, é o texto ontem divulgado (originalmente publicado pelo britânico The Independent) de Robert Fisk sobre um espantoso artigo de Leslie Gelb no New York Times. Gelb, destacada figura dos think tank neoconservadores dominantes na Casa Branca, explica com aterradora clareza como a «solução» para o vespeiro iraquiano passa pela forçada divisão étnica e confessional do Iraque em três países.De leitura fundamental.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central