Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Dívida Portuguesa

Entre 2007 e 2014, Portugal foi um dos países onde a dívida mais cresceu. Entre 2007, ano do rebentamento da crise financeira e 2014, o endividamento total, incluindo sector público e privado aumentou de 258% do PIB para 358%. Portugal foi, neste período o quarto país no mundo onde a dívida mais cresceu. Em termos de stock, são também poucos os países com nível de endividamento superior ao de Portugal.

Fica assim mais uma vez demonstrado que o endividamento actual está claramente relacionado com a emergência da crise financeira que obrigou o Estado Português a endividar-se para resgatar a banca privada. Prova-se igualmente que as receitas da Troika e todo o respectivo programa de intervenção não só não resolveu os principais problemas da economia portuguesa, como contribuiu para aumentar de forma significativa o endividamento publico e privado (com excepção das famílias).

Pergunto à Comissão Europeia que avaliação faz do programa de ajustamento imposto ao Estado Português entre 2001 e 2014 e como avalia as possibilidades de Portugal poder reduzir a sua dívida pública face às perspectivas de crescimento de curto e médio prazo e considerando o excedente primário necessário para poder cumprir com a exigências do Tratado Orçamental.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu