Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Disparidades salariais entre homens e mulheres

Esta resolução sobre as discriminações salariais entre homens e mulheres fica bastante aquém do esperado, omitindo a crescente exploração laboral como causa de fundo das desigualdades entre homens e mulheres. Apresentámos um conjunto de propostas e medidas concretas que lamentavelmente foram deixadas de fora. Valorização dos salários e pensões, defesa firme da contratação colectiva e reforço da protecção laboral, ou aumento da protecção social na maternidade, desemprego, doença, acidentes de trabalho e doenças profissionais são algumas que destacamos. Tal como se comprova historicamente, as discriminações salariais são um pretexto das entidades patronais para aprofundar a exploração laboral das mulheres, pois, ao prosseguir com a discriminação, estão a maximizar os seus lucros. Não será no quadro das políticas e constrangimentos da UE que será possível acabar com as desigualdades entre homens e mulheres. É urgente uma verdadeira política de igualdade que contribua para a independência económica das mulheres, de valorização do seu trabalho, do aumento geral dos seus salários, da erradicação da discriminação salarial, da precariedade, da desregulação dos horários, para assegurar igualdade à vida das mulheres.

• União Europeia
  • Declarações de Voto