Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Discussão conjunta-Revisão do QFP

Estamos hoje a discutir a revisão do quadro financeiro plurianual 2020. Um quadro financeiro curto, cada vez menos orientado para a coesão e que reforça os domínios da política externa, que mereceu na altura o nosso voto contra.

A execução orçamental da primeira metade do mandado acabou por demonstrar a justeza da nossa posição. Aumentam as divergências entre países e regiões, com os países periféricos presos na armadilha a austeridade com baixos níveis de investimentos e crescente endividamento. Aumenta também o próprio endividamento da UE, regressando o espectro da falta de pagamentos que ciclicamente se repete.

Esta revisão, em vez que considerar esta realidade, reforçando as verbas da coesão, acaba por acentuar os problemas que denunciámos, mobilizando sobretudo os instrumentos de flexibilidade para as rubricas da segurança e cidadania e da política externa em detrimento de um medidas que fomentem a criação de emprego. Desta forma, continuamos com um orçamento que não dá resposta aos verdadeiros problemas da UE, privilegiando a vertente militarista e securitária.

• União Europeia
  • Intervenções