Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Discussão conjunta - Europa digital

A mudança tecnológica pode constituir um importante motor de desenvolvimento. Todavia, os seus resultados concretos dependem do modo de produção que caracteriza a sociedade em que esta mudança se opera.

Ela tanto pode ser aproveitada para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e dos povos, como pode ser utilizada para aumentar a exploração dos trabalhadores, as desigualdades e as injustiças sociais.

Sob as condições da globalização capitalista, é a segunda hipótese que prevalece.

A digitalização da indústria, inserida no âmbito do que alguns designam de quarta revolução industrial, alia a inovação e a automatização crescente dos processos produtivos a plataformas tecnológicas globais, assentes em redes e infraestruturas de comunicação digital.

Os trabalhadores não podem ficar à margem destes processos. Devem beneficiar das transformações, no plano dos salários e direitos. Estas transformações não devem ser usadas como pretexto para impor o retrocesso social.

Importa não ignorar que no quadro da manutenção das políticas neoliberais vigentes, estes processos tendem a cavar mais fundas desigualdades, sociais e nacionais.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu