Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Despedimento colectivo na empresa PANRICO

Recentemente, a empresa Panrico – Produtos Alimentares, S.A., a funcionar na região de Lisboa e em Vila Nova de Gaia, a qual foi recentemente adquirida pela empresa gerente de investimentos Oaktree, comunicou aos trabalhadores a realização de um despedimento colectivo, envolvendo 47 trabalhadores.

Esta empresa que emprega quase 7000 trabalhadores, alega que a diminuição de vendas e o aumento dos custos das matérias-primas são os factores determinantes para este despedimento colectivo. No entanto este despedimento incide especialmente sobre os trabalhadores que aderiram à Greve Geral de 24 de Novembro de 2011 e que não aceitaram ter apenas 20 minutos de pausa para o almoço. Este despedimento colectivo abrange uma dirigente sindical, uma ex-dirigente sindical e trabalhadores com tempo de trabalho na empresa entre 10 a 20 anos, ignorando, assim, os aspectos legais da pirâmide de antiguidade e de categorias na empresa e discriminando de forma inaceitável membros das organizações representativas dos trabalhadores.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1.A referida empresa recebeu quaisquer fundos comunitários em Portugal ou Espanha?
2.Tem a Comissão conhecimento desta prática de discriminação em relação a representantes dos trabalhadores e qual a avaliação que faz?

• Trabalhadores
  • Perguntas